PERGUNTA 1 Após se aposentar como enfermeira, Márcia foi cuidar do netinho Pedro, de 6 anos de idade. Como seus filhos já tinham 35 e 32 anos, fazia tempo que não tinha contato com a escola básica e estranhou muito a forma como o neto era alfabetizado. Sentiu falta da cartilha e da silabação, era um jeito esquisito de ensinar. Foi à escola pedir orientações para a professora sobre como ajudá-lo nas tarefas e a professora orientou que o ensinava a partir de práticas de leitura e escrita, significando a. alfabetização por cantigas. b. criação de situações reais de leitura em sala de aula. c. alfabetização por meio de interações. d. ensino da leitura por meio de jogos literários. e. ensino da leitura por fabricação de textos específicos.
Respostas
O texto ressalta as práticas de leitura e escrita como base para o processo de alfabetização, que modifica um pouco as práticas pedagógicas utilizadas no tempo de Márcia, através da projeção de situações reais de leitura (Alternativa C).
Práticas Pedagógicas de Alfabetização
O modelo de alfabetização, como evidenciado no texto, vem modificando a cada geração. Atualmente, utilizam-se as práticas de leitura e escrita para criar e projetar situações em sala de aula, que sejam alinhadas com as reais, a fim de estimular o raciocínio, pensamento crítico e interpretação dos alunos.
Mais sobre práticas pedagógicas de alfabetização: brainly.com.br/tarefa/48128422
Resposta:
RESPOSTA CORRETA:
b. criação de situações reais de leitura em sala de aula.
Explicação:
a prática de leitura refere-se à criação de situações reais de leitura em sala de aula, bem como à busca de apreensão e negociação dos significados
que os educandos atribuem ao ato de ler e a leitura de vários gêneros textuais.