Ao refletir a respeito das altas habilidades/superdotação, vários questionamentos surgem, principalmente no campo educacional. Nesse cenário, é interessante pensar em alguns estereótipos que constituem o sujeito com altas habilidades. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
A.
No contexto escolar, é importante identificar as características que cercam o aluno com altas habilidades/superdotação. É fundamental ampliar o olhar da equipe escolar para que o sujeito possa se sentir acolhido e, dessa forma, possa romper com os preconceitos existentes, pois esses sujeitos apresentam um desempenho extraordinário.
B.
No contexto escolar, é importante identificar as características que cercam o aluno com altas habilidades/superdotação. É preciso conhecer as suas características e as potencialidades, para, então, trabalhar com foco em seus interesses.
C.
No contexto escolar, é importante identificar as características que cercam o aluno com altas habilidades/superdotação. A equipe precisa estar preparada para lidar e entender esse aluno em sua essência, desmistificando os preconceitos existentes como fenômeno raro.
D.
No contexto escolar, é importante identificar as características que cercam o aluno com altas habilidades/superdotação. Reconhecer as habilidades e competências nem sempre é necessário para poder atuar com sabedoria, responsabilidade e comprometimento.
E.
No contexto escolar, não é importante identificar as características que cercam o aluno com altas habilidades/superdotação. Perceber o empenho do aluno e trabalhar com sua zona de interesse é fundamental no que se refere às altas habilidades.
Respostas
Resposta:
C
Explicação:
No contexto escolar, é importante identificar as características que cercam o aluno com altas habilidades/superdotação. A equipe precisa estar preparada para lidar e entender esse aluno em sua essência, desmistificando os preconceitos existentes como fenômeno raro.
No contexto escolar, é fundamental que as características que cercam os alunos com altas habilidades seja identificada e a escola se prepare para lidar com as demandas do aluno (alternativa C).
Altas habilidades e superdotação no Brasil
Geralmente as crianças com altas habilidades ou com superdotações não são levadas em conta no Brasil, o comum é que o foco especial seja direcionado para os alunos com déficits.
Existem diversos estudos demonstrando essa carência de atenção, como é o caso do artigo intitulado de "ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: O LADO ESQUECIDO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL", de Mirian Quesia de Oliveira Quirino dos Santos, e do outro artigo intitulado de "A EDUCAÇÃO DOS SUPERDOTADOS: HISTÓRIA E EXCLUSÃO" de Rosemeire de Araújo Rangni e Maria da Piedade Resende da Costa.
Também parte do fato de que só se foi falar em um sistema de identificação, cadastramento e atendimento de alunos superdotados em 2011, com um projeto de lei do Senado que só se tornou lei de fato em 2015, a Lei nº 13.234 de 29/12/2015, enquanto a inclusão de alunos portadores de deficiência ou de dificuldades de ensino já era prevista na própria Constituição Federal de 1988.
No ano de 2021, a matéria com a notícia com a seguinte manchete foi publicada no site do G1: "Superdotados enfrentam 'jornada' por direito à educação adequada nas escolas". Explicitando ainda mais o problema da falta de atenção aos superdotados no Brasil.
Outro fato que indica a falta de atenção aos superdotados é a carência de matérias sobre esses alunos no próprio site do Ministério da Educação, sendo a mais antiga de todas, datada de 2014, e mesmo essa, tem apenas foco regional.
O melhor aproveitamento das habilidades e superdotações de alunos seria algo importante para o país, já que esses alunos podem se tornar grandes talentos no futuro.
Mais sobre a superdotação
https://brainly.com.br/tarefa/53528968
#SPJ2
OBS: Para trabalhos futuros, salve o contato.