3)
“Nas escolas, embora já seja reconhecida como uma área essencial, a Educação Física ainda é tratada como “marginal”, que pode, por exemplo, ter seu horário “empurrado” para fora do período que os alunos estão na escola ou alocada em horários convenientes para outras áreas e não de acordo com as necessidades de suas especificidades (algumas aulas, por exemplo, são no último horário da manhã, quando o sol está a pino). Outra situação em que essa “marginalidade” se manifesta é no momento de planejamento, discussão e avaliação do trabalho, no qual raramente a Educação Física é integrada. Muitas vezes o professor acaba por se convencer da “pequena importância” de seu trabalho, distanciando-se da equipe pedagógica, trabalhando isoladamente.” (PCN – Educação Física, 1997, p. 22).
Tendo em vista essa realidade apresentada nos Parâmetros Curriculares de Educação Física, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A BNCC inova ao trazer orientações que apontam caminhos para que o professor de Educação Física possa, de fato, ser uma referência para seus alunos, propiciando uma experiência integradora de aprendizagem que mobilize aspectos afetivos, sociais, éticos e de sexualidade, aspectos que estão intrinsecamente relacionados às diferentes culturas ao longo do tempo e que perpassam a área de Linguagem como um todo.
PORQUE
II. O ser humano, enquanto produtor de cultura, faz parte de contextos sócio-históricos específicos, produzindo e reproduzindo cultura, portanto, produzindo e reproduzindo sentidos. Se entendermos a cultura como um conjunto de códigos reconhecíveis pelo grupo social (PCN, 1997, p. 23) e que as práticas corporais se traduzem como códigos culturais inseridos socialmente, perceberemos ser impossível dissociá-las das práticas de linguagem que reproduzimos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Alternativa assinalada
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
isannizesilva:
A asserção 2 justifica a 1
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e amasaa II não justifica a I.
Explicação: considerando a evolução da BNCCBNCCBNCCBNCC ou seja a asserção 2 justifica a 1
respondido por:
4
Resposta:
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás