Na obra, outro ponto de ruptura com as convenções acadêmicas de representação artística dá-se no retrato sóbrio e trivial de seus personagens. As figuras espalham-se harmoniosamente pela composição. (...); para concebê-lo, não há necessidade de rompantes sentimentais, virtuosismo técnico ou procedimentos antinaturalistas. Essas pessoas, capturadas em sua naturalidade grave e digna, são conhecidas do pintor (...). Num espaço simplificado, cada detalhe da cena, como os trajes, os acessórios e o rosto dos personagens, é pintado com extremo zelo pelo registro fiel. A alternativa que apresenta o nome correto do quadro tratado no texto-base é:
a)
O absinto
b)
Eu e a vila
c)
O casal Arnolfini
d)
Enterro em Ornans / Alternativa assinalada
e)
Mulher 1
Respostas
respondido por:
3
A alternativa a ser assinalada como correta no contexto apresentado é a letra D. A obra intitulada "O Enterro de Ornans", de autoria do pintor Gustave Coubert, explicita um funeral realista, fator que não está associado com as figuras heróicas e religiosas comumente desenvolvidas na época.
A tela Enterro em Ornans
Por distanciar-se do que fora apresentado outrora em demais quadros e pinturas românticas e religiosas, a obra de Gustave marcou pelo realismo ao retratar uma cena de dor, morte e ressentimento. Os rostos dos personagens evidenciam tal fato.
Saiba mais sobre o realismo em: https://brainly.com.br/tarefa/499457
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás