A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1993 (adapatado).
Considerando este contexto, assinale a alternativa que apresenta as características da Teoria da Contingência.
I. a organização é um sistema aberto;
II. as organizações têm uma grande interação com o ambiente, existe uma relação entre as características internas e as variáveis externas;
III. em relação às organizações e à sua possibilidade de mudança, as variáveis externas são independentes e as internas dependentes.
Está correto o que se afirma em
Respostas
Resposta: CORRETA
I. a organização é um sistema aberto;
CORRETO. Por ser assim, a organização sofre influências dos ambientes internos e externos. Como exemplo de influência externa, podemos citar o atraso na entrega de matérias-primas (pelos fornecedores). Neste caso, o gestor deve encontrar uma solução rápida para a resolução do problema.
II. as organizações têm uma grande interação com o ambiente, existe uma relação entre as características internas e as variáveis externas;
CORRETO. O ambiente externo, por exemplo, provém todos os recursos necessários para a continuidade dos negócios (fornecedores, pagamento de impostos).
III. em relação às organizações e à sua possibilidade de mudança, as variáveis externas são independentes e as internas dependentes.
CORRETO. Em outras palavras, as variáveis internas são controláveis; por outro lado, as externas são incontroláveis.
Explicação: TODAS ALTERNATIVAS ESTAO CORREAS
As alternativas I, II, e III estão corretas. A Teoria da Contingência explica que a estrutura organizacional não é única, e nem deve ser adotada a todas as empresas da mesma maneira, no mundo corporativo, pelo motivo dos fatores contingenciais, dos ambientes, e das organizações, serem distintos uns dos outros.
Teoria da Contingência Principais Características
A Teoria da Contingência diz que a estrutura organizacional não possui uma forma única, e que jamais deve ser utilizada a todas as empresas do mesmo modo, pois, os fatores contingenciais, dos ambientes, e das organizações, são distintos entre si.
Segundo a Teoria da Contingência, a condição do ambiente é a principal responsável, pelas mudanças dentro das empresas. Em outras palavras, o fenômeno organizacional é definido pelo ambiente. Esta teoria deixa claro, que é impossível alcançar um nível alto de distinção organizacional, utilizando somente um modelo, pois, não existe uma maneira única de fazer a empresa ser eficiente, e eficaz, ao mesmo tempo. Sempre irão existir inúmeras opções, para o seguimento das necessidades organizacionais, e para os estudos.
A Teoria da Contingência ainda afirma que a empresa pertence à natureza sistêmica, sendo um sistema aberto, além disso, diz que as características empresariais possuem um relacionamento com o ambiente, e entre si, e que as características do ambiente podem ser variáveis independentes, e que as características empresariais podem ser variáveis dependentes.
Veja mais sobre a Teoria da Contingência no link abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/52011463
#SPJ2