Para este fórum, gostaria de retomar as Correntes do Pensamento Geográfico: Tradicional, Quantitativa, Crítica e Humanista. Os aspectos políticos, econômicos e sociais presentes em cada contexto histórico foram responsáveis pelas características de cada uma dessas correntes e consequentemente, influenciaram na forma como a Geografia era ensinada nas instituições escolares.
Para responder nosso fórum, siga os seguintes passos:
1. Escolha uma das Correntes do Pensamento Geográfico;
2. Escreva, utilizando no mínimo 2 linhas, as principais características da corrente escolhida.
3. Explique, utilizando no mínimo 2 linhas, como essa corrente influenciou o ensino de Geografia.
4. Cite uma das categorias de análise da Geografia que é valorizada nessa corrente, lembrando que as categorias são: paisagem, lugar, região, território e espaço geográfico.
Para subsidiar sua resposta, indico a leitura das páginas 07 a 17 do seguinte material (também está em anexo):
Respostas
Resposta:
1- Possibilismo Geográfico
2- Nascido na França no final do Séc XIX e início do Séc XX, o Possibilismo Geográfico tem por principal característica a adaptação do homem ou sociedade ao meio através da técnica ou do trabalho .
3- Com base na relação entre sociedade e espaço, o homem não éra mais um produto do meio, mais sim, aquele que éra capaz de modificar o meio através de técnicas e estilo de vida, contrapondo assim,o pensamento Determinista anterior e influenciando o modo de ver e pensar Geografia .
4- O ser humano consegue transformar o espaço, adaptando relevo, clima, modificando curso de rios, construindo meios e técnicas de transformar áreas improdutivas em produtivas, transformando a paisagem e o espaço geográfico ao seu favor .
Explicação:
Resposta:
A geografia em si estuda todos os aspectos , exemplo: físico, humano e crítico.
A geografia é um princípio de conceito que redireciona a geografia fazendo-a como uma ciência não neutra, mas sendo capaz de fazer uma posição social do capitalismo desigual da sociedade. Como as pessoas tem acesso fácil a bens materiais, já outras pessoas não tem recursos suficientes fazendo com que o ser humano tenha um engajamento mais ativo e determinando no meio político e assim redirecionando e associando a geografia e o meio social a métodos de ensino.
Explicação: