Respostas
Resposta:
História
O vôlei nasceu em 9 de fevereiro de 1895 nos Estados Unidos, em Holyoke, Massachusetts. Seu inventor foi William George Morgan, professor de educação física. Era um jogo de campo dentro de uma área de jogo de equipe com semelhanças com tênis ou handebol.
A primeira bola foi especialmente projetada a pedido de Morgan pela AG Spalding & Bros. de Chicopee, Massachusetts. Em 1912 foram revisadas as regras iniciais que em relação às medidas do campo e da bola não eram garantidas. O número de jogadores por equipe é limitado a seis, e a rotação é incorporada ao saque. Em 1922 o número de toques é regulado, o ataque dos defensores é limitado e os dois pontos de vantagem para a realização do set são estabelecidos.
A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) foi fundada em 1947 e os primeiros campeonatos mundiais masculinos ocorreram em 1949 e os femininos em 1952. Desde 1964 é um esporte olímpico. Depois de um tempo, a classificação dos jogos de vôlei, vôlei de praia em 1986 e os Jogos Olímpicos de Verão desde 1996 foram incorporados à (FIVB).
Mudanças importantes foram introduzidas recentemente no voleibol em busca de um jogo mais atrativo. No ano 2000, a duração das partidas foi reduzida, eliminando a exigência de estar em posse do saque para marcar; você pode ganhar um ponto e um saque na mesma jogada, enquanto antes você poderia roubar saques alternadamente sem que a pontuação avance. Tocar com qualquer parte do corpo foi permitido ou o saque é permitido tocar a rede desde que acabe indo para o campo oposto.
Em 2006, duas possíveis novas mudanças foram propostas e testadas em algumas competições: permitir um segundo saque em caso de falha do primeiro (como no tênis) e ter um segundo defensor no banco com quem você pode alternar ao longo da partida. Por fim, na revisão aprovada no congresso de junho de 2008 realizado em Dubai, aceita-se apenas a incorporação de um segundo líbero reserva e a possibilidade de troca de defensores apenas uma vez durante a partida.
Regras do vôlei:
Os seis jogadores de uma equipe de vôlei são compostos por três atacantes, que estão próximos à rede, e três defensores.
O jogador que começa a sacar fica atrás dos três jogadores à direita da linha de fundo de sua quadra e saca por cima da rede para a quadra oposta, jogando a bola para o ar e acertando-a com a mão ou pulso.
O serviço é permitido apenas uma tentativa.
Bater a bola para frente e para trás sobre a rede, com as mãos, pulsos, antebraços, cabeça ou qualquer parte do corpo acima da cintura, o jogo continua até que um time falhe, ou seja, não devolve a bola ou comete uma violação das regras .
A bola deve ser devolvida por uma das equipes sobre a rede após um máximo de três toques e nenhum jogador pode bater na bola duas vezes seguidas.
A devolução por cima da rede deve ser feita sem agarrar, empurrar ou segurar a bola, sem que nenhum jogador toque na rede e sem entrar no espaço da equipa adversária.
Apenas a equipe sacadora pode marcar um ponto; um jogador tem serviço enquanto sua equipe marcar pontos; caso contrário, o privilégio de veiculação muda para a outra equipe.
Em uma mudança de saque todos os membros da equipe sacadora giram uma posição no sentido horário, passando o jogador que estava na posição de frente direita para a posição de defesa ou saque direito.
A primeira equipe a marcar quinze pontos ganha o set, desde que a diferença seja de pelo menos dois pontos. Uma partida de vôlei é disputada em melhor de cinco sets. Se houver empate em quatorze pontos, o jogo continua até que uma equipe esteja dois pontos à frente.
As partidas são controladas por um árbitro principal, um assistente, um cronometrista, um apontador e juízes de linha.
Explicação:
fonte: Federação Paulista de Volleyball