• Matéria: Pedagogia
  • Autor: carolxavier1805
  • Perguntado 3 anos atrás

A aceleração da industrialização capitalista exigiu a concentração dos meios de produção e, claro, dos trabalhadores, gerando uma urbanização crescente e desordenada. Para Cortella (2002), a ausência de um programa efetivo de reforma agrária, as benesses de incentivos fiscais aos grandes proprietários, a prioridade ao plantio de produtos agrícolas de colheita mecânica para exportação e a hegemonia monocultural para fabricação de álcool combustível acabaram por contribuir para a:
a. Expulsão da população rural em direção aos centros urbanos.
b. Concentração da população nos espaços rurais.

Respostas

respondido por: sobrevivenciavital
2

Resposta:

letra A

Explicação:

com a aceleração das indústrias e o pouco investimento na produção agrária, os trabalhadores do campo migraram para os centros urbanos em busca de melhores condições de trabalho, gerando assim um crescimento desordenado da população urbana.

respondido por: joaopaulooas
2

Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella, o advento da industrialização e a ausência de reforma agrária contribuíram de forma para a expulsão da população rural em direção aos centros urbanos. Portanto a alternativa correta é a letra A).

O que é o êxodo rural?

Êxodo rural nada mais é do que a passagem da concentração populacional do campo para a cidade, haja vista as oportunidades de empregos maiores, como também a opressão que grandes latifundiários e empresários exercem sobre a agricultura familiar no interior.

Aprenda mais sobre agricultura familiar aqui: https://brainly.com.br/tarefa/34363349

Anexos:
Perguntas similares