• Matéria: História
  • Autor: POPM
  • Perguntado 3 anos atrás

Analisando as características do processo colonial brasileiro, bem como seus impactos na formação histórica do Brasil, assim afirmou o historiador Caio Prado Jr. (1907-1990):


[...] se vamos à essência da nossa formação, veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco e outros gêneros, mais tarde ouro e diamantes, depois, algodão e em seguida café para o comércio europeu. Nada mais do que isso. É com tal objetivo, objetivo exterior, voltado para fora do país e sem atenção às considerações que não fossem o interesse daquele comércio, que se organizarão a sociedade e economias brasileiras. Tudo se disporá naquele sentido: estrutura, bem como as atividades do país.
(PRADO Jr., Caio. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1959. v. 9. 1959, p. 31-32).
Procurando compreender o papel do passado colonial na formação histórica do Brasil, Caio Prado Jr. famosamente difundiu a hipótese de que as diferenças existentes no desenvolvimento histórico entre os países da América do Sul e do Norte estavam fundadas em dois modelos também diversos de colonização: o de exploração e o de povoamento.

Considerando seus conhecimentos sobre as diferenças existentes entre os projetos coloniais europeus na América, e os temas discutidos no Capítulo 3 do livro da disciplina, responda às questões pedidas.

a) Quais seriam, segundo Caio Prado Jr., as diferenças entre as colônias de exploração e as de povoamento?

b) Por que esta diferenciação, ainda bastante difundida em livros didáticos, não é mais considerada uma explicação adequada dos diferentes projetos coloniais implementados na América?

Respostas

respondido por: gabriielmtds
1

a) A grande diferença entre essas duas formas de colonização é que a colonização de exploração ajudou a desenvolver a colônia, enquanto na de povoamento todos os bens e recursos eram destinados à metrópole.

b) Porque ambas fazem parte do Sistema Colonial tradicional.

Perguntas similares