Joaquim é o encarregado da produção e responsável pela qualidade dos produtos. Na figura vemos ele tirando as medidas de peça metálica. A peça foi dobrada e deve atender medidas previamente definidas para evitar problemas de montagem que pode ser montada encaixada a juntas em curvas, ponteiras, sistemas de fixação, etc. Desta maneira ter um processo confiável é necessário para se ter produtos conformes. Descrição da imagem não disponível​​​​​​​ Agora você foi solicitado(a) para certificar através das medições feitas na largura - medida básica de verificação se está conforme ou não conforme - utilizando um paquímetro, obtendo 5 leituras das quais foram: - M1: 53,32 mm - M2: 53,33 mm - M3: 53,33 mm - M4: 53,31 mm - M5: 53,34 mm Sabendo que a dispersão neste caso é um dado importante, calcule a amplitude e o desvio padrão e explique qual dos dois resultados você usaria e justifique a utilização deste resultado.

Respostas

respondido por: dthiago136
8

Resposta:

Explicação:

Anexos:
respondido por: WantuilAlves
1

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Explicação:

Para o cálculo do desvio padrão é importante calcular a média:

Média = (m1+m2+m3+m4+m5)/5 = 53,326 mm

A amplitude é o maior valor menos o menor: Amplitude: 0,03 mm

Neste caso, por se tratar de uma amostragem, devemos utilizar na fórmula, correspondente a (n-1), para dados da amostra e não (n), para dados agrupados para fins do desvio padrão amostral:

VIDE IMAGEM

O desvio padrão é um resultado mais consistente uma vez que ele leva em consideração todos os itens da amostragem, enquanto a amplitude descarta 3 resultados de medição. Por este motivo é preferível utilizar o desvio padrão para expressar a dispersão das medições em um estudo de repetibilidade.

Anexos:
Perguntas similares