Em casa de Jacinto há um sofá para morrer.
Quando a pessoa fica velha, um dia a convidam a sentar no sofá que é um sofá igual a todos mas tem uma estrelinha prateada no meio do encosto. A pessoa convidada suspira, mexe um pouco as mãos como se quisesse afastar o convite e depois senta no sofá, e morre.
Os meninos, sempre travessos, se divertem em enganar as visitas na ausência da mãe e as convidam para sentar no sofá. Como as visitas estão informadas mas sabem que não se pode falar nisso, olham para os meninos com grande confusão e se desculpam com palavras nunca usadas quando se fala com os meninos, fato que os deixa enormemente contentes. Afinal as visitas aproveitam qualquer pretexto para não se sentarem, porém mais tarde a mãe percebe o que aconteceu e na hora de deitar há surras tremendas. Nem por isso eles se emendam, de quando em quando conseguem enganar alguma visita inocente e as fazem sentar no sofá. Nesses casos os pais disfarçam, pois temem que os vizinhos possam tomar conhecimento das propriedades do sofá e o peçam emprestado para fazer sentar uma ou outra pessoa da família ou amiga. Entretanto, os meninos vão crescendo e chega o dia em que, sem saber por quê, deixam de se interessar pelo sofá e pelas visitas. Ao contrário, evitam entrar na sala, dão uma volta pelo pátio, e os pais que já estão muito velhos fecham a chave a porta da sala e olham para seus filhos com atenção como querendo ler-seu-pensamento. Os filhos desviam os olhos e dizem que já é hora de jantar ou de deitar-se. De manhã, o pai levanta primeiro e vai sempre olhar se a porta da sala continua fechada a chave, ou se algum dos filhos abriu-a para que da sala de jantar se veja o sofá, porque a estrelinha de prata brilha até na escuridão e se vê perfeitamente de qualquer parte da sala de jantar.
1- é possivel caracterizar as personagens?
2- há elementos que auxiliam a entender seus conflitos internos?
3- quais são os conflitos que podem ser percebidos?
4- que sensação o conto desperta?
Respostas
1. Não é possível caracterizar todos os personagens, a não ser o homem conhecido como Jacinto.
Intepretação de texto
De acordo com esta narrativa, temos que existe um certo sofá que existe para servir às pessoas que são convidadas por um indivíduo que fica velho.
Portanto, aparentemente, Jacinto já estava com uma idade avançada e possuía este tal sofá.
Além de Jacinto, existem outros meninos mas que não são caracterizados.
2. Sim, existem alguns elementos que ajudam a compreender os conflitos internos que são narrados.
São elementos do cotidiano, como os meninos travessos que chamam a atenção da mãe pelas travessuras.
Pessoas velhas são relacionadas com o sofá (conflito entre a vida e a morte).
3. Os conflitos que podem ser percebidos são sobre o convite feito por pessoas velhas para se sentarem neste sofá.
O sofá simboliza a morte. Justamente por isso, as pessoas que são convidadas para se sentarem nele, ficam relutantes, como se quisessem sobreviver.
4. A sensação que o conto desperta nos leitores é uma certa angústia. Isso se dá porque existe um símbolo da morte no conto.
Ela pode ser compreendida de maneira implícita nos aspectos do sofá, que caracteriza este momento do final da vida humana.
mais contos em https://brainly.com.br/tarefa/18122740