Respostas
Expansão controversa da Otan
Impedir a adesão da Ucrânia à Otan é um dos objetivos mais importantes da Rússia na atual crise, porque a Rússia diz sentir-se ameaçada pela perspectiva de ter a Otan nas proximidades de suas fronteiras.
Em suma, Putin quer garantias de que a Ucrânia nunca poderá se juntar à OTAN; que os países da OTAN ao longo da longa fronteira entre a Rússia e a OTAN nunca poderão abrigar forças militares significativas da OTAN; e o fim das sanções impostas a Rússia pela invasão de 2014, os colapsos nervosos de Skripal no Reino Unido e a tentativa de assassinato de seu oponente político Alexainder Navalny.
Os Estados Unidos e os aliados da OTAN rejeitaram essas exigências e advertiram a Rússia de retaliação se a Ucrânia for invadida, incluindo sanções econômicas, enquanto outro pacote de assistência militar à Ucrânia foi implementado, incluindo armas de pequeno porte (mísseis Stinger) e outras armas defensivas.
Essas ameaças entre os dois lados abriram a questão da guerra entre a Rússia e os Estados Unidos e a OTAN.
Como começou o conflito na Ucrânia?
Começou entre o final de 2013 e o início de 2014, após a queda do presidente ucraniano Viktor Yanukovych por seguir um caminho que favoreceu a influência da Rússia sobre o país e por se afastar de um acordo de livre comércio com a Europa. Isso levou a manifestações em massa na praça central de Kiev, Maidan, conhecida como Euromaidan por causa de sua afinidade com a União Europeia. Yanukovych foi substituído por um novo governo pró-ocidente e anti-russo em Kiev com núcleo composto por nacionalistas e ultranacionalistas.
Diante da ameaça de perder um país aliado, Putin enviou tropas sem idenficação para assumir os governos das áreas pró-Russas da Ucrânia, ou seja, Crimeia, Luhansk e Donetsk. A Crimeia foi imediatamente anexada através de um referendo que a grande maioria dos países não reconheceu, e os separatistas formaram a autoproclamada República Popular de Donetsk e a República Popular de Luhansk que lutaram por autonomia frente ao governo central ucraniano e impuseram regimes ditatoriais.