Em relação à vida e à obra de Paulo Freire, assinale a alternativa INCORRETA.
a. Em 1962, em Angicos no Rio Grande do Norte, começa suas experiências educacionais, com a alfabetização de trezentos trabalhadores do campo em quarenta e cinco dias. Esse processo gera notoriedade a Freire, que é convidado pelo governador de Pernambuco à época, Miguel Arraes, para desenvolver trabalho semelhante no estado.
b. Após o processo de redemocratização, retorna ao Brasil e participa ativamente da vida pública, com contribuições intelectuais fundamentais, além de assumir cargos em universidade e trabalhar como secretário municipal da Educação em São Paulo (1989-1991).
c. Os princípios de Paulo Freire nos fazem pensar sobre as formas sociais e suas ações de opressão no sentido da adaptação, tentando fazer ver que essas relações se constituem em critérios justos.
d. As diretrizes de Paulo Freire partem da não dissociação entre ação e reflexão. Estes dois elementos são considerados fundamentais para que a crítica se estabeleça. Esses parâmetros, para Freire, podem contribuir para o esclarecimento das relações de opressão, fazendo com que assim se possa dar o passo seguinte, que seria o da emancipação humana da opressão.
e. Paulo Freire segue a perspectiva marxista segundo a qual as ideias dominantes de um tempo se manifestam e se enraízam na sociedade de acordo com os interesses das classes dominantes. Sua base epistemológica parte, portanto, do princípio de que há uma classe que oprime outra e isso também se verifica nos processos pedagógicos.
Respostas
Resposta:
d. Os princípios de Paulo Freire nos fazem pensar sobre as formas sociais e suas ações de opressão no sentido da adaptação, tentando fazer ver que essas relações se constituem em critérios justos.
Explicação:
O texto fala: Os princípios de Paulo Freire nos fazem pensar sobre as formas sociais e suas ações de opressão no sentido da NÃO adaptação, tentando fazer ver que essas relações se constituem em critérios injustos.
Resposta:
Resultados exibidos Respostas corretas
• Pergunta 1
0 em 0,17 pontos
Em relação à identidade docente, assinale a alternativa INCORRETA.
Resposta Correta: b.
Existe uma identidade pedagógica universal mesmo que se vincule às leis e à regulamentação do Estado para o ensino em teorias específicas. Desse modo, não é passível ao sujeito fazer interpretações, sendo sua identidade um alinhamento a essa organização universal.
• Pergunta 2
0,17 em 0,17 pontos
Analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO.
I - Paixão Netto (2001) lembra-nos de que professor é uma palavra que vem do latim e significa aquele que fala (fateor) aberta e francamente diante de um público (pro) aquilo que pensa, acredita e defende como a própria condição de ser.
II - Ser professor exige esforços ligados ao propósito de mostrar-se, colocar-se, de assumir posições perante si e ao mundo. Obriga a agir na urgência e decidir na incerteza (PERRENOUD, 2001).
III - Um professor é sobretudo um indivíduo íntegro, autêntico, confiável. Um ponto de referência para seus discípulos. É o que fala com convicção, sem rodeios. Professor não é ventríloquo nem porta-voz ou porta-mentira. Não é aquele que “dá a matéria”. É aquele que incentiva a pensar (PAIXÃO NETTO, 2001, p. 19).
Resposta Correta: c.
V, V, V.
• Pergunta 3
0,17 em 0,17 pontos
Complete corretamente a lacuna.
O construto ____________________ é, acima de tudo, um conceito poliédrico. Os aspectos que deve incluir essa identificação são numerosos e diversos e não só se referem às funções incluídas na atividade docente mas também às condições sociais em que se produzem e ao plano jurídico e regulamentar que as condiciona. Mas, para além disso, é um conceito problemático, porque os múltiplos aspectos que convergem na sua definição apresentam-se normalmente de forma contrária. Sua complexidade externa impede de abordar todos os seus aspectos [...] (ABREU; LANDINI, 2004, p. 356).
Resposta Correta: e.
identidade docente.
• Pergunta 4
0 em 0,17 pontos
Analise as assertivas seguintes e assinale as que correspondem aos desafios da docência no século XXI.
I - Considerando o que defende Sacristán (2007) em “A Educação que ainda é possível”, cabe-nos considerar que, na sociedade atual, ligada aos processos de globalização e tecnologias de informação, um primeiro passo é possibilitar ao professor (ou futuro professor) ter a consciência do estado da coisa, ou seja, o conhecimento da realidade em todos os setores da existência humana em sociedade, incluindo saber das crises ideológica e mercadológica da educação e da escola.
II - Não podemos mais sustentar uma educação alheia às necessidades do sujeito e das suas condições de existir. Conscientizá-lo, inclusive, sobre a sua posição neste universo e como está sendo treinado para responder aos interesses que não lhe são significativos enquanto pessoa que tem capacidade de ser e pensar; participando ativamente das decisões de seu contexto na real concepção de cidadania.
III - Dialogicamente, despertar a vontade da participação como referência para SER; é na ação motivada que será possível encontrar saídas para a crise do sistema global (principalmente escolar/educacional) (FREIRE, 1977).
Resposta Correta: d.
I, II e III.
Explicação: