Em relação à Primeira República, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade, considerando V para VERDADEIRO e F para FALSO. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I – Mesmo depois da Proclamação da República não houve grandes mudanças no pensamento educacional, permanecendo certa formalidade no ensino. Porém, com a chegada de imigrantes às fazendas de café e, posteriormente, com o processo de urbanização da cidade de São Paulo, decorrente da migração dos trabalhadores que saíam dessas fazendas em direção à cidade, em busca de novas oportunidades de trabalho no comércio e na indústria, o capital estrangeiro se fez presente na sociedade, e, sob influência dos princípios do positivismo, de Auguste Comte, o pensamento se voltou para o tecnicismo e a ciência.
II – A Constituição de 1891 reafirmou a descentralização do ensino, porém a educação elementar não recebeu a devida atenção, persistindo a dualidade. As reformas educacionais não conseguiram muito sucesso em sua implementação, porque os senhores do café eram avessos às renovações, principalmente no que se referia à educação.
III – Rangel Pestana participou da criação da Escola do Povo, que oferecia ensino gratuito e público a alunos de ambos os sexos. Fundou o Colégio Liceu de Artes e Ofícios. Durante o governo do presidente Prudente de Morais, Rangel Pestana indicou Caetano de Campos para reorganizar o ensino público em São Paulo. Caetano de Campos assumiu esse encargo e criou a primeira Escola Normal de São Paulo, inspirado nos métodos do educador americano John Dewey. Influenciou outros intelectuais brasileiros ao transmitir a visão americana a respeito do ensino.
IV – A nova burguesia não reivindicava uma educação acessível a todos e a educação defendida por Rangel Pestana e Caetano de Campos não necessitava de reformas, uma vez que os índices de analfabetismo eram irrisórios.
a. V, F, F, F.
b. V, F, V, V.
c. V, V, V, F.
d. F, F, V, V.
e. F, F, F, V.
Respostas
Resposta:
c. V, V, V, F.
Explicação:
A nova burguesia, que reivindicava uma educação acessível a todos, começou a ter, como
aliados, alguns pensadores que priorizavam uma educação mais acadêmica sobre a formação
técnica, pois a educação, defendida por Rangel Pestana e Caetano de Campos, necessitava de
reformas, uma vez que os índices de analfabetismo, na época, eram alarmantes.
A alternativa correta está na letra C. A ideia de educação baseada na nova burguesia, visava reivindicar uma educação que fosse inclusiva, onde a transmissão do sabe visasse combater problemáticas como o analfabetismo por exemplo.
Sobre a constituição de 1981 e a educação
A constituição de 1981 estabelecia a independência dos três poderes, além da liberdade de culto religioso, de imprensa, e, apresentação do estado laico, porém, a educação a partir do projeto educacional baseado nessa constituição não garantia o acesso gratuito ao ensino.
Por fim, o modelo de educação deve partir do estado da natureza, ou seja, ele ligava o desenvolvimento da pessoa aos costumes dos indivíduos, e, as semelhanças do homem com outros, onde o meio influencia diretamente nessa formação.
Mais sobre os projetos educacionais do passado:
https://brainly.com.br/tarefa/22711524