A nominalização é o processo pelo qual é possível “transformar” palavras de outras classes em substantivo. Entre outras coisas, esse processo permite enriquecer a descrição, tornando-a mais precisa.
Considerando essa informação e seu estudo sobre o assunto, assinale a alternativa em que tal processo ocorre no trecho destacado.
Alternativas:
a)
Não fique preso ao ontem.
b)
Não fique preso a ontem.
c)
O cantar os pássaros é lindo.
d)
Pedro demonstra por mim um amor de mãe
e)
Pedro demonstra por mim um amor de mãe.
Respostas
Explicação:
o trecho e não fala nada me fala pela resposta eu falo qual que é
Aap2 - Língua Portuguesa Para Docentes
1. a) Não fique preso ao ontem.
2. c) O cão é o melhor amigo do homem.
3. c) III, IV e V, apenas.
III. No título: “Cachorros sabem quando você está triste ou feliz”, os adjetivos destacados funcionam sintaticamente como predicativos do sujeito.
IV. No trecho: “Corsin Müller e Ludwig Huber mostraram a 11 cães uma sequência de imagens com pessoas tristes e felizes, colocadas lado a lado.”, os mesmo adjetivos (agora no plural), citados na afirmação anterior, exercem aqui função sintática de adjuntos adnominais.
V. Muitas vezes, os adjetivos são representados por locuções – as locuções adjetivas. Por exemplo, no trecho “Eles são capazes de distinguir suas expressões faciais”, o adjetivo em destaque poderia ser utilizado em forma de locução: “expressões da face”.
4. a) I, II e III.
I. As sindéticas aditivas, como já supomos pelo nome “aditivas”, têm a função de adicionar, ou seja, acrescentar informações ao período, conforme ocorre no trecho em destaque: “Seja humilde, pois até o sol, com toda sua grandeza, se põe e deixa a lua brilhar.”.
II. No período “Seja humilde, pois até o sol, com toda sua grandeza, se põe e deixa a lua brilhar.”, a oração destacada pode ser classificada como coordenada sindética explicativa, já que insere ao período uma justificativa para o que foi dito antes.
III. As orações coordenadas sindéticas adversativas indicam fatos ou conceitos que se opõem ao que se declara na oração anterior. Daí o nome adversativa, que lembra adversário, opositor; tais orações indicam oposição, ideias contrárias, como ocorre no trecho destacado em: “Quando há uma tormenta, os passarinhos escondem-se, as águias, porém, voam mais alto.” (Indira Gandhi)
CORRIGIDO PELO AVA
espero ter ajudado S2