Em relação às perspectivas da pedagogia nova, assinale a alternativa INCORRETa. a. A chamada pedagogia nova se estruturou na primeira metade do século XX e se caracterizou por muitas tendências que tinham quase todas em comum a necessidade de detectar no desenvolvimento das crianças e dos jovens as especificidades do pensamento, da emoção e da ação. b. A proposta pedagógica de Russel deveria estimular a curiosidade, a atividade criadora, a tolerância, a sinceridade e a coragem, características para produzir uma vida adulta que pudesse se contrapor à servidão alienante do modo social vigente. c. Claparède diz que a educação deve centrar-se em levar a criança a desenvolver uma atividade que lhe seja própria. Decroly elaborou um sistema de processos pedagógicos que tinham como interesse o estímulo e a formação da expressão, de modo que satisfizesse as necessidades da criança, contribuísse para a apreensão da realidade e pudesse reter os conhecimentos gerados nesse processo. d. As premissas epistemológicas dessa pedagogia atribuíam às crianças o interesse segmentado da realidade. Desse modo, as propostas pedagógicas se alinhavam com as separações disciplinares tradicionais, que categorizavam e delimitavam os campos do conhecimento. Para a perspectiva da pedagogia nova, o ensino deveria ser específico. e. Nessa linha de pensamento pedagógico, o desenvolvimento da criança não se igualava à perspectiva produtivista do mundo do trabalho. O centro era a própria ação da criança, sua capacidade expressiva, como em ato ela se descobre e aprende, a partir do movimento, da palavra e do gesto.
Respostas
Resposta:
Alternativa D
As premissas epistemológicas dessa pedagogia atribuíam às crianças o interesse segmentado da realidade. Desse modo, as propostas pedagógicas se alinhavam com as separações disciplinares tradicionais, que categorizavam e delimitavam os campos do conhecimento. Para a perspectiva da pedagogia nova, o ensino deveria ser específico.
Explicação:
Resposta: LETRA D
d. As premissas epistemológicas dessa pedagogia atribuíam às crianças o interesse segmentado da realidade. Desse modo, as propostas pedagógicas se alinhavam com as separações disciplinares tradicionais, que categorizavam e delimitavam os campos do conhecimento. Para a perspectiva da pedagogia nova, o ensino deveria ser específico.
Explicação:
LETRA A - CORRETA
a. A chamada pedagogia nova se estruturou na primeira metade do século XX e se caracterizou por muitas tendências que tinham quase todas em comum a necessidade de detectar no desenvolvimento das crianças e dos jovens as especificidades do pensamento, da emoção e da ação.
LETRA B - CORRETA
b. A proposta pedagógica de Russel deveria estimular a curiosidade, a atividade criadora, a tolerância, a sinceridade e a coragem, características para produzir uma vida adulta que pudesse se contrapor à servidão alienante do modo social vigente.
LETRA C - CORRETA
c. Claparède diz que a educação deve centrar-se em levar a criança a desenvolver uma atividade que lhe seja própria. Decroly elaborou um sistema de processos pedagógicos que tinham como interesse o estímulo e a formação da expressão, de modo que satisfizesse as necessidades da criança, contribuísse para a apreensão da realidade e pudesse reter os conhecimentos gerados nesse processo.
LETRA D - INCORRETA
d. As premissas epistemológicas dessa pedagogia atribuíam às crianças o interesse segmentado da realidade. Desse modo, as propostas pedagógicas se alinhavam com as separações disciplinares tradicionais, que categorizavam e delimitavam os campos do conhecimento. Para a perspectiva da pedagogia nova, o ensino deveria ser específico.
LETRA E - CORRETA
e. Nessa linha de pensamento pedagógico, o desenvolvimento da criança não se igualava à perspectiva produtivista do mundo do trabalho. O centro era a própria ação da criança, sua capacidade expressiva, como em ato ela se descobre e aprende, a partir do movimento, da palavra e do gesto.