• Matéria: Sociologia
  • Autor: julianarsantos
  • Perguntado 3 anos atrás

Nenhuma profissão pode garantir a legitimação de sua ética a partir de seu código, o que seria afirmar uma concepção ética legalista e formal. Trata‐se de uma questão de consciência ética e política cuja ampliação requer estratégias da categoria profissional, no sentido de mobilização, de incentivo à participação, à capacitação, de ampliação do debate e de acesso à informação”.
BARROCO, M. L. S. Fundamentos éticos do Serviço Social. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPS, 2009. p. 206-207.

A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da importância da reflexão ética na formação profissional do/a assistente social, pode-se inferir que:

a.
a reflexão ética é inerente ao cotidiano, portanto o/a assistente social dará respostas emergenciais em seu exercício profissional.

b.
a reflexão ética não deve ser realizada apenas no processo de formação profissional, mas também no cotidiano profissional.

c.
na formação profissional, a ética apresenta-se ainda como uma disciplina complementar na grade curricular do curso.

d.
a ética é importante no âmbito profissional porque, na vida cotidiana, ela se realiza o tempo inteiro, sem necessidade de reflexão.

e.
o cotidiano profissional do/a assistente social deve ser o único lugar para a reflexão ética.


leticiacarolli47: resposta ?

Respostas

respondido por: nalmircouto
9

Resposta:

a. os princípios fundamentais estabelecidos no Código de Ética profissional de 1993, tais como a liberdade como valor ético central, a equidade e a justiça social, têm como horizonte a transformação social.

Explicação:

respondido por: loirinharaianaraiana
3

Resposta:

b.

a reflexão ética não deve ser realizada apenas no processo de formação profissional, mas também no cotidiano profissional.

Explicação:

fiz e acertei

Perguntas similares