Respostas
Parece complicado localizar o Cruzeiro do Sul, já que há muitas “falsas” cruzes no céu, que podemos formar com várias outras quatro estrelas. Mas na realidade é fácil, pois somente o Cruzeiro do Sul tem, em sua proximidade, duas estrelas de forte brilho: Alfa Centauri e Beta Centauri.
Estas estrelas são conhecidas aqui no Brasil como “guardas” ou “guardiãs” da cruz, pois como que apontam para o Cruzeiro do Sul, facilitando sua localização no céu. Elas fazem parte da constelação do Centauro (oficialmente Centaurus), que representa um ser cuja metade superior era o tronco, os braços e a cabeça de um homem, e sua metade inferior, o corpo e as pernas de um cavalo.
Centauro é formada pelas estrelas que estão em volta do Cruzeiro do Sul, exceto aquelas ao sul da cruz, que compõem a constelação de Mosca. A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.
Mesmo com as melhores espaçonaves atualmente disponíveis, demoraríamos cerca de cem mil anos para chegar perto de Alfa Centauri. A luz desta estrela demora 4 anos e 4 meses (4,3 anos) para alcançar a Terra. Por isso se diz que ela está a 4,3 anos-luz de distância. Um ano-luz é a distância que a luz se desloca, no vácuo, em um ano. É uma unidade que equivale, arredondando, a 10 trilhões de quilômetros.
Beta Centauri está mais longe ainda, a 490 anos-luz, ou seja, praticamente a 4 quatrilhões e 900 trilhões de quilômetros de distância. Com aquela imaginária espaçonave, demoraríamos pouco mais de 11 milhões de anos para chegar até ela!
Apesar de observarmos Alfa e Beta Centauri aparentemente próximas, elas estão na realidade muito distantes entre si e de nós. As estrelas do Cruzeiro do Sul também se encontram a diferentes distâncias entre si e da Terra. A figura que vemos no céu, a cruz, é apenas a visão que temos ao olharmos para estrelas que estão praticamente na mesma direção do espaço, vistas daqui. Se estivéssemos em outro lugar do Universo, a figura seria outra.
Como estão muito distantes, quando olhamos para as estrelas, vemos na verdade a luz que delas saiu muitos anos atrás. Estamos, portanto, vendo o seu passado. Se Alfa Centauri, por exemplo, explodir no momento em que lê esse texto, você só verá a explosão no céu daqui a quatro anos e quatro meses.
Espero ter Ajudado