Urgenteeeeeeeeeeee
Pesquisar: O conceito de jogos tradicionais
Descrever 10 brincadeiras tradicionais. ( Regras, como se joga ou brinca)
Respostas
Resposta:
Brincadeiras antigas:
amarelinha, Bolinha de gude, Pipa, Pular elástico, Bandeirinha, Cabaninha, Pular corda, Bambolê, Bolinha de sabão, Massinha.
Explicação:
Amrelinha: Ninguém pode pisar fora do quadrado; a pedrinha precisa ficar dentro da marcação e do número correto etc.
bolinha de gude: Os participantes vão se revezando e tentando “matar” as bolinhas dos adversários.
Pipa: Pipa e fácil e só você empinar sua pipa e Se Divertir.
Elástico e uma brincadeira comum entre as meninas apesar de eu não conhecer muito sei um pouco.
exemplo: Duas pessoas seguram o elástico e uma terceira pula.
Bandeirinha é quando Um dos participantes tem que desenhar uma linha no chão, para dividir a área em dois campos. No fundo de cada campo é desenhado um círculo e, dentro dele, é colocada uma bandeirinha. Para começar a brincadeira, todos cantam a música abaixo. Um time tem que roubar a bandeira do outro e trazê-la para o seu campo.
Pular corda: duas pessoa segurar uma em cada extremidade e batei a corda para que outras pulem.
No Bambolê o intuito e você não deixa cair e manter ele em movimento.
Bolinha de sabão acredito que é as famosa bolhas que vemos no Bob esponja onde agente assombra e saí bolhas.
Massinha é uma mistura, É quando você deixa tua imaginação fluir para criar o fazer qualquer coisa com sua massinha.
espero ter ajudado .
tenham uma boa noite .
Resposta:
Batatinha frita 1,2,3..
Um dos participantes será o líder e ficará de costas para os demais, em uma boa distância. Quem está de costas deverá dizer bem alto 'batatinha frita um, dois, três' e virar-se. Os participantes que estavam atrás devem parar imediatamente quando a frase terminar. Quem for 'pego' ainda de mexendo quando o líder virar, volta para o começo. Ganha o jogo quem conseguir chegar mais rápido no lugar onde está o líder.
Elefantinho colorido.
A brincadeira começa com as crianças vão falando 'e-le-fan-ti-nho co-lo-ri-do' sempre passando a bola a cada sílaba. A última criança a receber a bola fala o nome de uma cor. Todas as crianças correm para tocar um objeto com aquela cor e a última criança que tocar uma cor sai do jogo, até só restar um.
Pular Corda.
O jogo consiste em uma dupla batendo a corda, enquanto outra criança a pula cada vez que a corda passar pelo chão.
O mestre mandou.
o mestre e vai dar ordens sempre com a frase 'o mestre mandou' antes de cada ordem. Quem não conseguir realizar a tarefa leva o chamado 'bolo', um tapinha na mão ou tem que 'pagar uma prenda' escolhida pelo mestre.
Cinco Marias.
Esta brincadeira antiga é jogada com duas ou mais pessoas e o objetivo é passar por diversas fases, sempre com uma pedrinha sendo jogada para o alto. Estas fases são pegar uma pedrinha do chão enquanto a outra é jogada para o alto, ou empurrar a pedrinha do chão para 'túneis' formados pelos dedos de uma das mãos. Quem erra passa a vez para o próximo.
Pião.
O jogo de pião pode ser feito somente para cada um mostrar suas habilidades, ou com disputa. Na disputa, faz-se círculos no chão e o brinquedo deve rodar dentro do círculo. Ganha quem conseguir deixar o pião rodando mais tempo.
Passa Anel.
Quem vai jogar forma uma fila, com as mãos esticadas para a frente e semiabertas, em formato de concha.
Com uma leve abertura das mãos por baixo, quem passa o anel deixará cair o objeto em um dos participantes e escolherá alguém para adivinhar quem está com o anel.
Peteca.
para brincar, basta um peteca e disposição. Nesta brincadeira, a única regra vigente é fazer valer, na prática, o ditado popular: nunca deixar a peteca cair no chão. Bate-se com a palma da mão de cima para baixo e brinca-se em duplas ou em rodas de três a mais pessoas.
Amarelinha.
cada jogador precisa de uma pedrinha ou pedaço de casca de banana. Começa-se jogando a pedra na casa um e vai pulando uma casa com apenas uma perna até chegar ao 'céu'.
O circuito da amarelinha pode ser desenhado no chão, em giz, quando se brinca na rua ou calçadas.
Dança da cadeira
Essa brincadeira em grupo fica mais divertida com música e são necessárias apenas algumas cadeiras uma a menos do que a quantidade do grupo.
Com as cadeiras em círculo, a música toca e os participantes giram em volta delas. Quando a música parar, todos se sentam. Quem ficar sem lugar sai da roda e pode cuidar da música na próxima volta. A cada rodada é tirada uma cadeira do círculo, e o vencedor será quem conseguir sentar por último.
Explicação:
Espero ter ajudado. Bons estudos.