• Matéria: História
  • Autor: kassianesoares021
  • Perguntado 3 anos atrás

que mito bíblico foi utilizado para justificar a escravidão negra?​

Respostas

respondido por: isabetrlat960
0

Resposta:

Quando da época das colonizações a Igreja foi grande incentivadora econômica do empreendimento escravista, e tinha que justificar as ações da escravidão biblicamente. Para isso recorreu-se ao mito da Arca de Noé.

Após o dilúvio que daria fim ao caos em que se encontrava a humanidade, os filhos de Noé, Cham, Sem e Jafé, foram os responsáveis por repovoar a terra com seus descendentes. Cada um cuidou de repovoar cada continente dos três conhecidos no velho mundo. Sem repovoou a Ásia. Jafé a Europa e Cham a África. O fato que justificou a inferioridade dos Africanos foi uma passagem bíblica em que Cham, seu filho Canaã e toda sua descendência foram amaldiçoados por Noé. No capítulo 9, versículos 18-27 do Gênesis diz: após beber vinho, Noé ficou nu dentro de sua tenda, dormindo. Cham, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai e chamou os dois irmão, Sem e Jafé, que tomaram um manto e o cobriram. Ao acordar, Noé soube do acontecido e pronunciou o terrível veredicto: “maldito seja Canaã, que ele seja para seus irmãos o último dos escravos. Bendito seja Javé, o Deus de Sem, e que Canaã seja seu escravo e que Deus dilate a Jafé, e que Canaã seja seu escravo.

Pois bem, estava dado o veredicto de todo o povo africano, uma vez que são descendentes de Cam e Canaã. Um veredicto que fez do povo africano escravos dos Europeus que são descendentes de Jafé.

Perguntas similares