Respostas
Resposta:
Textura de uma superfície – Ao passar os dedos sobre superfície percebemos se são ásperos, lisos, ondulados…
No peixe ao lado (criação da artista plástica Goretti Varella), toda a “pele” que recobre a superfície é a textura, por exemplo: ao passar os dedos sobre a casca de uma abacaxi vai sentir aspereza; sobre um pedaço de algodão vai perceber maciez. E no desenho?
Existem duas técnicas: a textura gráfica e o frottage – do francês “frotter” que quer dizer friccionar.
Diferença entre as duas técnicas:
Textura gráfica: são efeitos que podemos dar a um desenho, através de pequenos traços repetidos, eles podem ser retos, na horizontal, vertical, curvos, círculos e tantos quantos a criação mandar.
A textura é utilizada em um desenho para dar efeito realista ao objeto, não se trata de fazer uma cópia, mas de trabalhar traços para realçar a realidade do objeto que está sendo desenhado.
Utilizando papel, lápis preto, lápis colorido, canetas de ponta fina preta ou coloridas, os efeitos especiais no seu desenho.
Veja alguns exemplos:
Frottage: também são efeitos que podemos dar a um desenho, mas utilizando texturas já prontas.
Uma folha de papel colocada sobre uma superfície, que pode ser: madeira com veios, chão com piso áspero, pedaço de juta (tecido), folhas….. e com lápis macio inclinado, sempre usando a mesma pressão passar, friccionar o lápis sobre o papel capturando a textura do objeto e quanto mais forte a pressão e a cor do lápis, diferentes texturas irão se formando.