Plutão é um planeta anão quais são as características dos corpos celestes que recebem essa denominação
Respostas
Resposta:
Um dia plutoniano demora 153 horas terrestres (cerca de 6 dias) e acontece por meio do movimento de rotação. Já um ano plutoniano corresponde a 248 anos terrestres. Isso corresponde ao tempo que ele leva para completar uma volta em torno do Sol através do movimento de translação.
Vale notar que a rotação de Plutão é retrógrada, girando de leste a oeste, como ocorre com Urano e Vênus.
O planeta tem semelhanças a um cometa porque sua atmosfera, descoberta em 1988, é frágil e se expande quando está mais próximo ao Sol. Ao mesmo tempo, ele executa o movimento inverso quando está distante, contraindo-se.
Plutão é constituído por um núcleo rochoso sobre um manto de gelo e metano congelados. A temperatura estimada é de 220 ºC negativos e, por isso, é conhecido também como Anão Gelado.
Planetas anões são muito parecidos com os planetas normais. A gravidade dele é suficientemente forte para que eles sejam esféricos, diferentemente dos asteroides, além de orbitarem em torno do Sol ao longo de uma trajetória repleta de corpos, como rochas e asteroides.
Características dos planetas anões
As principais características dos planetas anões são as seguintes:
Orbitam alguma estrela, como o Sol.
São quase esféricos.
São acompanhados de muitos outros corpos, como cometas, asteroides ou mesmo outros planetas anões.
Diferenças entre planetas e planetas anões
As diferenças entre os planetas regulares e planetas anões são basicamente os seus tamanhos e, consequentemente, suas massas. Planetas anões não possuem gravidade suficientemente forte para atrair o material espacial que os rodeia, por isso, orbitam o Sol levando consigo uma grande quantidade de asteroides e poeira espacial.