Sobre a curiosidade pelo brilho do Césio (Cs) 137 e seus impactos:
1) Em 13 de setembro de 1987, a cidade de Goiânia-GO, foi cenário de um acidente radiológico. O brilho azul intenso do material teve alguma radiação com a dimensão do acidente?
2) A região possui clima úmido com um alto índice pluviométrico, que se concentra preferencial mente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Esses fatores podem ter contribuído para disseminação da radiação?
3) Quais foram as consequências para o ambiente?
4) Quais foram os sintomas observados nas pessoas?
5) Quais medidas foram adotadas para a descontaminação das pessoas?
6) Qual a importância do conhecimento científico e a popularização da Ciência?
7) Decorridos mais de 30 anos, o que o Brasil fez com esse lixo radioativo?
Respostas
1) O acidente com Césio 137 em Goiânia teve suas dimensões relacionadas de forma direta com a luz azul emitida pelo objeto encontrado.
Principais informações sobre acidente Césio 137 em Goiânia
O acidente com Césio 137 que aconteceu em 1987 na cidade de Goiânia, consistiu em um acidente de nível 5 considerado assim como de consequências de longo alcance.
De forma básica, o item de contaminação foi um aparelho utilizado radioterapias que foi abandonado e encontrado por catadores de ferro velho entendido como sucata, mas destacado pela luz azul que emitia.
Como foi desmontado e revendido para outras pessoas, a radiação presente no componente com Césio-137 teve um lastro grande de contaminação afetando centenas de pessoas na região.
2) A disseminação da radiação quanto ao acidente com Césio-137 em Goiânia ocorreu, na verdade, pelo repasse a muitas pessoas do componente radioativo e não em decorrência do clima da localidade.
Principais detalhes sobre disseminação radiação Césio-137 em Goiânia
Em relação ao acidente com Césio-137 em Goiânia, os detalhes que tornaram a sua disseminação muito ampla foi a combinação de diferentes componentes como:
- Desconhecimento da presença de radiação no item encontrado;
- Partição e distribuição do elemento radioativo para diversos locais e pessoas;
- Demora na sua classificação e início das atividades de controle.
A partir destes componentes, dois catadores de lixo identificaram um aparelho de radioterapia levando o item para a casa de um deles realizando em seguida a venda das partes de metal e chumbo para ferros-velhos diferentes de Goiânia.
Neste sentido, no momento em que a máquina é desmontada ocorre a exposição no ambiente de 19,26 gramas de Césio-137 no formato de um pó branco que brilhava de azul no escuro.
4) Os sintomas verificados nas pessoas expostas ao Césio-137 incluíam:
- Náuseas
- Tonturas
- Vômitos e diarreias
Aspectos de saúde em contaminação com Césio-137
As pessoas que foram contaminadas pelo Césio-137, em Goiânia, iniciavam com sintomas apenas poucas horas após a exposição com este tipo de material radioativo.
De forma inicial, os profissionais de saúde consideraram que fosse uma doença contagiosa desconhecida e somente depois que a cápsula de Césio-137 foi enviada para análise que se descobriu a origem dos sintomas das pessoas afetadas.
Na avaliação, um físico por meio de dois detectores em momentos distintos diferentes identificou os níveis de radiação impedindo, assim, que o acidente tomasse proporções maiores.
5) Ao se considerar sobre as medidas de descontaminação, foram adotadas abordagens relacionadas com as pessoas expostas e, também, quanto ao ambiente que recebeu a substância radioativa Césio-137.
Principais medidas de descontaminação acidente Césio-137
Em relação às medidas de descontaminação na área de Goiânia, em virtude do acidente Césio-137, foram abordadas atividades como as seguintes:
- Separação de todas as roupas de quem foi exposto ao material radiativo;
- Lavagem das roupas com água e sabão para realizar descontaminação externa;
- Todas as pessoas contaminadas tomaram um medicamento quelante que eliminava os efeitos da radiação fazendo o césio sair nas fezes e urina.
Além disso, foram realizadas medidas de descontaminação no ambiente dos locais com ações como:
- Retirada todo material contaminado com césio-137 incluindo utensílios, materiais de construção, roupas e outros;
- Confinamento do lixo radioativo em 2900 tambores e 14 contêineres tendo revestimento de concreto e aço.
7) Ao se considerar o lixo radioativo, proveniente do acidente com Césio-137 em Goiânia, foi destinado a um local específico criado para esta finalidade com monitoramento constante.
Tratamento lixo radioativo acidente Goiânia com Césio-137
Após a ocorrência do acidente em Goiânia com Césio-137, ocorreu a limpeza de mais de 13.000 quilos de lixo atômico que foi acondicionado em 14 contêineres lacrados de forma completa, sendo que uma parte deste total se mantém perigoso para o meio ambiente por 180 anos.
Em seguida, foi criado o Parque Estadual Telma Ortegal que possui uma montanha artificial com o lixo radioativo no nível do solo revestido com uma parede de 1 metro de espessura composta por concreto e chumbo.
Na atualidade, existe um centro regional de ciências nucleares localizado em Goiânia com foco em gerenciar o controle institucional do Depósito Final de Rejeitos Radioativos do Césio-137.
Para saber mais sobre acidente radioativo: https://brainly.com.br/tarefa/6032253