Respostas
Resposta:
Quando você encontrar uma informação suspeita que seja “bombástica” ou “exagerada” sobre algum assunto, existem algumas maneiras de checar se aquela informação é verdadeira.
1. Procure pela fonte e autoria da notícia
Caso você esteja desconfiando de uma informação que recebeu, a primeira coisa a se fazer é: procurar pela fonte e autoria daquela notícia. Se você recebeu aquela notícia de um familiar ou amigo, vale também perguntar: por onde aquela pessoa recebeu aquela informação.
Porque mesmo quando vindo de pessoas confiáveis, é possível se surpreender com notícias falsas. Então, fique de olho! Se você encontrar uma notícia sem fonte ou autoria, é importante desconfiar.
Explicação:
espero ter ajudado
Como identificar fake news?
Vamos falar de Fake News?! Vem com a gente.
Em tradução livre do inglês o termo Fake News significa “notícias falsas”, sendo utilizado, assim, para definir boatos, rumores ou notícias imprecisas publicadas, principalmente, na internet. O termo ganhou grande repercussão e destaque a partir das eleições presidenciais dos Estados Unidos no ano de 2016 em que conteúdos falsos sobre a candidata Hillary Clinton foram compartilhados de forma intensa pelos eleitores de Donald Trump. Porém, vale ressaltar que notícias falsas, boatos e histórias fabricadas, não são problemas que surgiram na atualidade. Darnton (2017) relembra o surgimento dos pasquins, na Itália do século XVI, que se transformaram em um meio para difundir notícias, em sua maioria falsas, sobre figuras públicas.
Agora você já tem uma definição completa sobre o que é Fake News e o conhecimento de que não é um fato atual, mas, juntamente com a palavra Fake News vemos muito falar em Desinformação, afinal, qual a diferença entre Desinformação e Fake News?
A desinformação não é necessariamente falsa; muitas vezes, trata-se de distorções ou partes da verdade. Pode-se citar como exemplo uma charge que possua um contexto que o leitor não entenda, levando-o a desinformação, assim, a Desinformação, necessariamente, o intuito de manipulação como ocorre com as Fake News que são já criadas com essa finalidade.
Mas e como identificar Fake News? Segue algumas dicas para vocês:
- Avalie a fonte, o site, o autor do conteúdo: muitos sites publicadores de fake News têm nomes parecidos com endereços de sites de notícias. Portanto, avalie o endereço e verifique se o site é confiável, missão. Também veja se outros conteúdos do site também são duvidosos.
- Avalie a estrutura do texto: site que divulgam fake News costumam apresentar erros de português, de formatação, letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação.
- Preste atenção na data da publicação: veja se a notícia ainda é relevante e está atualizada.
- Leia mais que só o título e o subtítulo: leia a notícia até o fim. Muitas vezes, o título e o subtítulo não condizem com o texto.
- Pesquise em outros sites de conteúdo: duvide se você receber uma notícia bombástica que não esteja em outros sites de notícia.
- Veja se não se trata de site de piadas: alguns sites de humor usam da ironia para fazer piada.
- Só compartilhe após checar se a informação é correta: não compartilhe conteúdo por impulso. Você é responsável pelo o que você compartilha.