Milton e o concorrente
Milton ainda não abriu a sua loja, mas o concorrente já abriu a dele; e já está anunciando, já está vendendo, já está liquidando a preços abaixo do custo. Milton ainda está na cama, ao lado da amante, desta mulher ilegítima, que nem bonita é, nem simpática; o concorrente já está de pé, alerta, atrás do balcão. A esposa – fiel companheira de tantos anos – está a seu lado, alerta também. Milton ainda não fez o desjejum (desjejum? Um cigarro, um copo de vinho, isto é desjejum?) – o concorrente já tomou suco de laranja, já comeu ovo, torrada, queijo, já sorveu uma grande xícara de café com leite. Já está nutrido.
Milton ainda está nu, o concorrente já se apresenta elegantemente vestido. Milton mal abriu os olhos, o concorrente já abriu os jornais da manhã, já está a par das cotações da bolsa e das tendências do mercado. Milton ainda não disse uma palavra, o concorrente já falou com clientes, com figurões da política, com o fiscal amigo, com os fornecedores. Milton ainda está no subúrbio; o concorrente, vencendo todos os problemas de trânsito, já chegou ao centro da cidade, já está solidamente instalado no seu prédio próprio. Milton ainda não sabe se o dia é chuvoso, ou de sol, o concorrente já está seguramente informado de que vão subir os preços dos artigos de couro. Milton ainda não viu os filhos (sem falar da esposa, de quem está separado); o concorrente já criou as filhas, já as formou em Direito e Química, já as casou, já tem netos.
Milton ainda não começou a viver. O concorrente já está sentindo uma dor no peito, já está caindo sobre o balcão, já está estertorando, os olhos arregalados – já está morrendo, enfim.
(Moacyr Scliar)
01) Justifique o título dado à crônica acima:
02) Podemos afirmar que o texto é construído em cima de antíteses? Justifique sua resposta:
03) O texto se divide em vários segmentos que marcam a oposição entre Milton e o concorrente. Que elementos do texto se opõem perfeitamente a:
a) "Ainda está na cama"?
b) "Mulher ilegítima"?
c) "Ainda não fez o desjejum"?
d) "Ainda está no subúrbio"?
e) "Ainda não viu os filhos"?
f) "Ainda não começou a viver"?
04) Transcreva do primeiro parágrafo uma nítida intervenção do narrador na realidade narrada, analisando qual a intenção de se recorrer a esse recurso:
05) A frase “Milton ainda está nu” permite uma leitura denotativa e outra conotativa. Explique essas duas possibilidades:
06) Com que personagem, sinceramente, você mais se identificou? Por quê?
07) Já foi dito que as duas personagens aparecem em nítida oposição, ou seja, representam duas filosofias de vida distintas. Qual deles seria um modelo a ser seguido? Argumente apontando as virtudes e os defeitos da personagem escolhida:
08) Atribua, no mínimo, 5 (cinco) adjetivos a cada personagem principal a fim de caracterizá-las:
09) Observe a inserção (repetidamente) dos advérbios de tempo “JÁ” e “AINDA” no texto e diga a que personagem cada uma se refere e com que objetivo isso ocorre:
10) Que mensagem pode ser extraída do texto? Comente:
Respostas
Resposta:
1.
Concorrentes porque tinham loja. Eram comerciantes.
2.
Sim. Tem idéias contrárias, opostas.
3.
Viver-morrer
"Milton ainda não começou a viver.
O concorrente já está morrendo."
4.
"Milton ainda não fez o desjejum (desjejum? Um cigarro, um copo de vinho, isto é desjejum?)" Entre parênteses porque acha um absurdo.
5.
NU - PELADO
NU - SEM NADA, PERDEDOR
6.
Com o concorrente, pois levava uma vida normal como toda pessoa de bem.
7.
O concorrente de Milton. Porque era trabalhador, não tinha vícios, tinha uma família e queria o bem estar dos seus. Por isso cresceu e conseguiu realizar seus sonhos.
8.
Milton> infiel,dorminhoco, preguiçoso, viciado, desinteressado
concorrente> bondoso, esforçado, fiel, esperto, amoroso
9.
Já para o concorrente porque fazia sempre antes do outro.
ainda para Milton que ficava para trás.
10.
Que nessa vida temos de pensar em nossos atos, caso contrário a vida nos leva e não fazemos o que devemos fazer que é estudar, arranjar um emprego, formarmos uma família e levarmos uma vida honesta e boa de viver.