Assinale a alternativa que contenha todos os componentes do sangue. a. Hemácias, Eritrócitos, Glóbulos Vermelhos; Leucócitos ou Glóbulos Brancos; Plaquetas ou Trombócitos e Suco gástrico. b. Hemácias, Ferro, Glóbulos Vermelhos; Leucócitos ou Glóbulos Brancos; Plaquetas ou Trombócitos e Plasma. c. Leucócitos ou Glóbulos Brancos; Suco gástrico; Eritrócitos, Glóbulos Vermelhos; Plaquetas ou Trombócitos e Plasma. d. Hemácias, Eritrócitos, Glóbulos Vermelhos; Leucócitos ou Glóbulos Brancos; Plaquetas ou Trombócitos e Plasma. e. Leucócitos ou Glóbulos Brancos; Mucosa; Eritrócitos, Glóbulos Vermelhos; Plaquetas ou Trombócitos e Plasma.
Respostas
Resposta:
d. Hemácias, Eritrócitos, Glóbulos Vermelhos; Leucócitos ou Glóbulos Brancos; Plaquetas ou Trombócitos e Plasma.
Explicação:
Componentes
O sangue possui elementos celulares (hemácias, plaquetas e leucócitos) que têm função na coagulação sanguínea (plaquetas), no mecanismo de defesa contra infecções (leucócitos) e no transporte de O2 e CO2 (hemácias). O sangue também é constituido pelo plasma (parte líquida) onde existem proteínas que ajudam na coagulação do sangue (fatores da coagulação). Para se obter estes componentes sanguíneos específicos de uma bolsa de sangue total coletada do doador são utilizados processos de centrifugação, dando origem a concentrado de hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado. Os leucócitos provenientes de uma bolsa de sangue total são considerados contaminantes estando presentes em pequenas quantidades no concentrado de hemácias e plaquetas mas são capazes de provocar alguns tipos de reações transfusionais. Existe uma forma de se coletar leucócitos com finalidade transfusional, através de um método especial de doação (aférese) que consiste em se coletar apenas parte dos leucócitos do doador através de um equipamento com esta finalidade (máquina de aférese). Neste caso, o restante dos componentes do sangue são devolvidos ao doador.
Plaquetas : Asplaquetassão células que participam do processo de coagulação. Elas têm vida curta e circulam na proporção de 150 a 400 mil por milímetro cúbico de sangue. Sua função mais importante é a de auxiliar na interrupção dos sangramentos.
Leucócitos: Osleucócitossão glóbulos brancos. Seu número varia de 5 a 10 mil por milímetro cúbico de sangue e sua vida é curta. Possuem formas e funções diversas, sempre ligadas à defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos a ele, como por exemplo, as bactérias.
Hemácias: Ashemáciassão glóbulos vermelhos do sangue. Cada hemácia tem vida média de 120 dias no organismo, onde existem em torno de 4.500.000 delas por milímetro cúbico de sangue. A sua função é transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo e eliminar o gás carbônico das células, transportando-o para os pulmões.
Plasma: Oplasmaé um líquido amarelo claro que representa 55% do volume total de sangue. Ele é constituído por 90% de água, onde se encontram dissolvidos proteínas, açúcares, gorduras e sais minerais. Através do plasma circulam, por exemplo, elementos nutritivos necessários à vida das células.
Os componentes do sangue são as células vermelhas, as células brancas, as plaquetas e o plasma (alternativa D).
O que cada componente faz?
As células vermelhas levam oxigênio para os tecidos.
As células brancas fazem a proteção imunológica dos tecidos.
As plaquetas agem na coagulação sanguínea.
O plasma leva todos os nutrientes para os tecidos, remove metabolitos, remove gases como o dióxido de carbono, garante volemia e regula a concentração de eletrólitos nas células e também controla a pressão arterial, além de regular a temperatura do corpo.
Venha estudar mais sobre o plasma
https://brainly.com.br/tarefa/49735866