CULTURA AFRO BRASILEIRA
ᶠʳᵃⁿᶜⁱˢ ᵍᵃᵇʳⁱᵉˡ
1.) Sᴇɢᴜɴᴅᴏ ᴏ ᴛᴇxᴛᴏ ᴏ ǫᴜᴇ ᴍᴀʀᴄᴏᴜ ᴏ ᴘᴏᴠᴏᴀᴍᴇɴᴛᴏ ᴅᴏ Bʀᴀsɪʟ ᴇᴍ ʀᴇʟᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴀᴏ ᴛʀᴀ́ғɪᴄᴏ ᴅᴇ ᴇsᴄʀᴀᴠᴏs?
-
-
2.) O ǫᴜᴇ ʀᴇsᴜʟᴛᴏᴜ ᴀ ᴍɪsɪɢᴇɴᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴅᴏs ᴘᴏᴠᴏs ᴀғʀɪᴄᴀɴᴏs ɴᴏ Bʀᴀsɪʟ? Jᴜsᴛɪғɪǫᴜᴇ ᴀ sᴜᴀ ʀᴇsᴘᴏsᴛᴀ:
-
-
3.) Cᴏᴍᴏ ᴇʀᴀ ᴀ ᴛʀᴏᴄᴀ ᴇ ᴀ ᴠᴇɴᴅᴀ ᴅᴏs ᴇsᴄʀᴀᴠᴏs ɴᴏs Bʀᴀsɪʟ?
-
-
4.) Qᴜᴀɪs ᴏs ɢʀᴜᴘᴏs ǫᴜᴇ ᴠɪɴʜᴇʀᴀᴍ ᴘᴀʀᴀ ᴏ Bʀᴀsɪʟ?
-
5.) Cᴏᴍᴏ ᴇʀᴀ ɴᴏ ᴇɴɢᴇɴʜᴏ ᴛᴏᴅᴏs ᴏs ᴅɪᴀs?
-
-
6.) Sᴏʙʀᴇ ᴀ sᴜᴀ ᴀʟɪᴍᴇɴᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴄᴏᴍᴏ ᴇʀᴀ? Eʟᴀ ᴇʀᴀ sᴜғɪᴄɪᴇɴᴛᴇ ᴘᴀʀᴀ ᴇʟᴇs ᴀɢᴜᴇɴᴛᴀʀ ᴏ sᴇʀᴠɪᴄ̧ᴏs ᴘᴇsᴀᴅᴏs? Jᴜsᴛɪғɪǫᴜᴇ ᴅᴜᴀ ʀᴇsᴘᴏsᴛᴀ:
-
-
7.) Aʟᴇ́ᴍ ᴅᴏ ᴛʀᴀʙᴀʟʜᴏ ɴᴏs ᴇɴɢᴇɴʜᴏs, ǫᴜᴇ ᴏᴜᴛʀᴀs ᴀᴛɪᴠɪᴅᴀᴅᴇs ᴇʀᴀᴍ ʀᴇᴀʟɪᴢᴀᴅᴏs ᴘᴏʀ ᴏs Aғʀɪᴄᴀɴᴏs?
-
-
8.) O ǫᴜᴇ ᴀᴄᴏɴᴛᴇᴄɪᴀ ᴀᴏ ғɪɴᴀʟ ᴅᴏ ᴅɪᴀ ǫᴜᴀɴᴅᴏ sᴀɪᴀᴍ ᴅᴀ ᴍɪɴᴇʀᴀᴄ̧ᴀ̃ᴏ? Vᴏᴄᴇ̂ ᴄᴏɴᴄᴏʀᴅᴀ ᴄᴏᴍ ᴇsᴛᴀ́ ᴘʀᴀ́ᴛɪᴄᴀ ᴜsᴀᴅᴀ ᴘᴇʟᴏs ғᴀᴛᴏʀᴇs?
-
-
9.) Os ᴀғʀɪᴄᴀɴᴏs ᴇʀᴀᴍ ᴠɪɢɪᴀᴅᴏs ᴘᴏʀ ǫᴜᴇᴍ?
-
10.) Cᴏᴍᴏ sᴇ ғᴏʀᴍᴀʀᴀᴍ ᴏs Qᴜɪʟᴏᴍʙᴏs ɴᴏ Bʀᴀsɪʟ?
Respostas
Resposta:
1.) O tráfego de escravos marcou o povoamento do Brasil por povos que viviam em diversas regiões do continente africano.
2.) Os portugueses, que eram brancos, tiveram filhos com índias e negras. Por sua vez, os negros também se uniram com indígenas. Assim, fazendo o Brasil se tornar um país miscigenado culturalmente e etnicanente.
3.) Os negros capturados nas guerras tribais eram negociados com traficantes em troca de produtos como aguardente, fumo e outros.
4.) O Brasil recebeu muitos imigrantes europeus durante o século XIX. Os principais grupos foram portugueses, espanhóis, italianos, alemães, turcos, libaneses e japoneses.
5.) Além de trabalharem longas jornadas no engenho, viviam em péssimas condições, vestiam trapos, eram açoitado pelos capatazes e se alimentavam muito mal.
6.) Já ouve quem aventasse a ideia de que os escravos que trabalhavam nos engenhos de açúcar no Brasil Colonial tinham uma alimentação (sob certos aspectos) até melhor que a dos senhores que habitavam a casa-grande.
7.) Eles trabalhavam tanto na produção da cana, como nas casas senhoriais, ocupando-se na cozinha, faxina, criação dos filhos do senhor, etc.
8.) Ao final do dia, registrava o tesoureiro a movimentação diária do ouro apresentado nas Casas de Fundição e o rendimento do quinto noutro conjunto. (E você concorda ou não, é reposta pessoal)
9.) As minas correspondiam ao local no qual os escravos eram mais vigiados por seus senhores, que visavam evitar o contrabando de ouro.
10.) A origem em comum dos remanescentes de quilombos é a ancestralidade africana de negros escravizados que fugiram da crueldade da escravidão e refugiaram-se nas matas. Com passar do tempo, vários desses fugitivos aglomeravam-se em determinados locais, formando tribos.
(Espero ter ajudado :))