01) A pressão total do ar no interior de um pneu era de 3,0 atm, quando a temperatura do pneu era de 300 K. Depois de ter rodado um certo tempo com este pneu, mediu-se novamente sua pressão e verificou-se que este agora era de 2,0 atm. Supondo variação de volume desprezivel do pneu, determine sua nova temperatura. 02) um gás ideal está submetido a uma pressão de 10 atm com uma temperatura de 500k. o gás sofre uma transformação isométrica e passa a estar submetido a uma pressão de 6 atm. determine a temperatura final do gás.
Respostas
Resposta:
1) 200K
2) 300K
Explicação:
1) Considerando que o gás no interior dos pneus seja ideal, podemos usar a lei dos gases ideais Pv = nRT. Como não há variação no volume de um estágio pra outro, nem variação do número de mol dentro dos pneus, temos que a pressão inicial sobre a temperatura inicial é igual a pressão final sobre a temperatura final. Dessa forma:
Substituindo os valores passados na equação acima, temos que a temperatura final dos pneus , o que faz sentido pois se a pressão diminui de forma isovolumétrica, a temperatura também deve diminuir.
2) Mesma ideia da 1. Gás ideal, transformação isovolumétrica, houve diminuição da pressão, portanto é esperado que a temperatura também tenha diminuído. Assim, usando a mesma equação da 1:
Perceba que na 1, a pressão diminuiu em 1/3 e a temperatura também e, no segundo caso, a pressão diminuiu em 40%, assim como a temperatura.