O sistema de saúde brasileiro foi se transformando ao longo da história. Em suas modificações podem ser observadas as influências dos fatores socioculturais, econômicos e políticos. Buscando compreender melhor essas mudanças, os pesquisadores Carvalho, Martin e Cordoni Jr. analisaram o sistema de saúde ao longo dos anos e destacaram quatro tendências da saúde do Brasil. FURTADO, Marcela Demitto; OLIVEIRA, Raquel Gusmão. Saúde Coletiva. Maringá: Unicesumar, 2019. Sendo assim, diante do que foi exposto, responda as questões a seguir: a) Cite o nome das quatro tendências do sistema de saúde brasileiro analisado por Carvalho, Martin e Cordoni Jr (2001). b) Descreva as principais características e os fatos mais importantes de duas tendências do sistema de saúde do Brasil.
Respostas
Resposta:
Sanitarísimo Campanhista, Periodo de Transição, Modelo Médico assistencial privatista e Modelo Plural.
Explicação:
NA PAG 29 A 31 DO LIVRO SAUDE COLETIVA
Resposta:
a) As quatro tendências do sistema de saúde brasileiro analisadas por Carvalho, Martin e Cordoni Jr (2001) são as seguintes:
Sanitarismo Campanhista;
Período de Transição;
Modelo médico assistencial privatista;
Modelo Plural.
b) As duas tendências do sistema de saúde do Brasil escolhidas foram: Modelo médico assistencial privatista e Modelo Plural.
Modelo médico assistencial privatista
As principais características desse modelo consistem no fato do mesmo se basear na prática médica individual, assistencialista e do tipo curativa. Além de valorizar o modelo público de saúde.
Modelo Plural
Esse modelo caracteriza-se pela presença de cooperativas de médicos, assim como, de seguros de saúde e de medicina grupal.