Respostas
Devido ao abandono em que os Portugueses deixaram o Brasil, os olhos da Europa se viraram para a exploração do pau brasil. Todo o interesse comercial se prendeu ao fato de que podia-se extrair dela um corante muito utilizado para tingir tecidos.
Para a extração do pau-brasil, contava essencialmente com a participação dos índios, pois as tripulações não dariam conta da grande tarefa, pois as árvores, de grande porte, alcançavam um diâmetro de um metro, e de 10 a 15 metros de altura. Esse trabalho era conseguido através de troca de quinquilharias, e o trabalho consistia em derrubar as árvores, cortá-las em pequenas toras, transportá-la até a margem da praia, e levá-las até os barcos.
A exploração do pau-brasil, não possibilitou a formação de núcleos de colonização fixos e povoamentos. Por ser uma exploração predatória era uma atividade nômade, e ia se deslocando pelo litoral na medida em que as arvores acabavam.
Com o resultado da extração indiscriminada, o pau-brasil não demorou muito a se esgotar e passou a não ter mais valor econômico.
Essa destruição ecológica, levou, rapidamente a destruição da Mata Atlântica.