As mulheres correm um grande risco de desenvolver câncer ao longo de sua vida, por isso os programas de rastreamento e detecção são de extrema importância, principalmente porque alguns podem ser evitáveis e tem relação com o estilo de vida. No câncer do colo uterino, também conhecido como câncer de cérvice, pesquisadores estimam que a forma não-invasiva é quatro vezes mais comum do que a forma invasiva. A diminuição da taxa de mortalidade se dá devido ao exame Papanicolau (preventivo ginecológico), o qual detecta o câncer e as lesões pré-cancerosas.
CURADO, Ana Carolina de Castro. Tópicos Especiais em Enfermagem I. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. Se inicia com alterações anormais na superfície e revestimento da cérvice, na junção escamo-colunar do colo.
II. O primeiro fator é o Papilomavírus humano (HPV), contraído por ato sexual, portanto se torna causa do desenvolvimento deste tipo de câncer e seu precursor (displasia do colo uterino, ou crescimento desordenado das células anormais).
III. Alguns fatores podem estar associados, como idade precoce de relação sexual, baixa condição socioeconômica, parceiros promíscuos, relação sem proteção, histórico familiar, tabagismo, uso de anticoncepcionais orais, infecção por HPV, múltiplos parceiros, imunodepressão e infecção crônica por clamídia ou herpes genital.
IV. Quando em estado avançado apresenta dor pélvica, nas pernas e na lombar, perda de peso, fraqueza e fadiga, diarreia sanguinolenta, paralisia de membros inferiores e até fraturas.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Explicação:
respondido por:
1
Resposta: Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás