• Matéria: Português
  • Autor: looneyluuucy
  • Perguntado 3 anos atrás

Nesse texto, o trecho em que se verifica a presença de um ser inanimado com ação humana é s a (A) "... lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando.". (3° parágrafo) 10 a (B) "... e ir sorrindo para cada estátua dos palácios e das ruas, como quem saúda muitas famílias de mármore...". (3° parágrafo) (C) “... O cavalo branco escolhe, de olhos baixos, o trevo de quatro folhas que vai comer.”. (5º parágrafo) (D) “Lugares recordados ou apenas imaginados. Campos orientais atravessados por nuvens de pavões.”. (6º parágrafo) (E) “E sonhar com os que amamos e conhecemos, e estão perto ou longe, vivos ou vivos ou mortos...”. (penúltimo parágrafo) > > Zareze​

Respostas

respondido por: jalves26
0

A presença de um ser inanimado com ação humana ocorre em:

(A) "... lá onde suas espumas crespas correm com o luar por entre as pedras, ao mesmo tempo cantando e chorando.".

Nesse trecho, foram atribuídas ações humanas a um ser inanimado, no caso, as espumas. Segundo o trecho, as espumas correm, cantam e choram.

Prosopopeia ou personificação

O recurso estilístico empregado nesse trecho é a prosopopeia ou personificação devido à atribuição de ações e características humanas a seres que não são humanos ou a seres sem vida.

A intenção do autor ao empregar esse recuro em seu texto é sugerir a velocidade com que as águas do rio corriam e o barulho produzido pelas espumas do rio Paraíba, que pareciam cantar e chorar.

Leia mais sobre figuras de linguagem em:

https://brainly.com.br/tarefa/22839915

Anexos:
Perguntas similares