Nosso estilo de vida conectado e hiperligado contribui para a perda de bem-estar e satisfação pessoal. Por isso, para fazer frente a estados depressivos e ansiosos muitas pessoas estão se voltando a práticas contemplativas, como mindfulness e meditação, que ajudam a diminuir o fardo de nossos embates emocionais cotidianos. Com relação às práticas contemplativas, avalie as seguintes afirmações: I. As práticas contemplativas podem ser generativas, de movimento ou de quietude. II. Práticas de quietude como meditação, não precisam ser realizadas necessariamente em ambientes isolados, ou com os olhos fechados e são indicadas para auxiliar no controle da ansiedade. III. As práticas generativas podem incluir atividades como cantar, ioga ou tai-chi e são essenciais para promover melhora de nossa saúde emocional. IV. As práticas de movimento focam em atividades como caminhadas em que nosso foco de atenção é mantido apenas em nossa respiração como método de aperfeiçoar nossa capacidade de regulação emocional. Podemos considerar corretas as afirmações:
Respostas
Resposta:
I e II, apenas
Explicação:
I - As práticas contemplativas envolvem ligações introspectivas conhecendo mais a si e o mundo, por isso são práticas mais calmas e silenciosas.
II - As práticas de quietudes também podem ser realizadas em ambientes abertos como parques ou praças com um grupo de pessoas.
III - As práticas generativas envolvem o diálogo sendo uma perspectiva terapêutica. A prática promove uma construção de possibilidades e uma melhor coordenação de ações por vias reflexivas, narrativas e uma aprendizagem generativa. Basicamente isso.
IV - As práticas de movimento tem como atividades a dança, jogos, ginástica, esportes e lutas, elementos que exigem mais esforço, dedicação, prática e aprofundamento de conhecimento.
Resposta:
Alternativa (A): I e II, apenas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.