Respostas
Resposta:
A Natação e os esportes aquáticos adaptados proporcionam muitos benefícios aos portadores de deficiência intelectual. A educação física adaptada é uma subdisciplina da educação física que permite uma participação satisfatória e bem-sucedida, suprindo as necessidades especiais dos alunos. Pessoas portadoras de necessidades especiais tem procurado essa prática em busca pela melhora na qualidade de vida, visando seu bem-estar físico e psicológico.
A deficiência intelectual é quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental (funcionamento intelectual abaixo da média) e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento.
A natação quando voltada para pessoas com deficiência intelectual tem como benefícios a melhoria da aptidão física, execução psicomotora, desenvolvimento social e psicológico. As habilidades desenvolvidas na natação podem ampliar repertório motor, aprimorar as possibilidades de participação efetiva em uma variedade de atividades, favorece ao deficiente, melhora a qualidade de vida, proporcionando vários benefícios físicos, tais como estado de prazer, segurança, autoconfiança e comunicação, interagindo-se com mais facilidade com as pessoas e isso pode interferir junto à sociedade, podendo notar um melhor relacionamento com as pessoas a sua volta.