usando o teste da derivada primeira e
da derivada segunda, determine:
a) Os pontos críticos;
b) Os intervalos em que é crescente e decrescente;
Respostas
Através dos cálculos realizados, podemos afirmar que os pontos críticos desta função são e os seus intervalos de crescimento e decrescimento são dados por:
Explicação
Temos a seguinte função:
.
A partir desta a questão faz algumas perguntas, sendo elas:
- a) Os pontos críticos;
Para determinar os pontos críticos de uma função, devemos analisar onde a derivada primeira se anula . Vale ressaltar que, devido a configuração desta função, vamos usar na derivação da mesma, a regra do monômio, caracterizada por .
Igualando a expressão da derivada a 0:
Observe que trata-se de uma equação do terceiro grau e para que possamos encontrar os pontos críticos, é necessário resolvê-la, para isso vamos partir pela fatoração da expressão.
Pelo anulamento de produto sabemos que em uma multiplicação de expressões em que o resultado é 0, um dos termos é nulo. Já que não podemos afirmar qual expressão que anula o produto, fazemos a igualdade de ambos a 0.
Portanto podemos concluir que os pontos críticos da função f(x) são .
- b) Os intervalos em que é crescente e decrescente;
Utilizando a derivada, podemos encontrar os intervalos de crescimento e decrescimento de uma função, uma vez que . Como já sabemos a derivada da função, vamos apenas aplicar a desigualdade.
- Desigualdades:
Como temos que analisar tanto para a derivada maior que 0, quanto para menor que 0, então
Note que se trata de uma inequação do produto de funções, podemos fazer o estudo do sinal de cada uma delas e no final fazer uma síntese. Para este estudo é necessário utilizarmos as raízes das funções, que são basicamente os pontos críticos encontrados anteriormente.
- Vamos dispor cada uma destas raízes sobre uma reta real e após isso utilizar valores dela na expressão da derivada, sendo estes valores correspondentes aos intervalos e ao final observar o sinal dos valores obtidos. (A reta real está anexada na resposta).
________________________________
- Sinal para x < 0:
Antes do zero podemos escolher qualquer valor, já que não há nenhum valor limitando este intervalo, por questão de simplicidade, vamos escolher o número -1 para o teste.
- Sinal para 0 < x < 1:
Diferentemente do anterior, este é limitado entre 0 e 1, isto é, podemos escolher qualquer valor sem incluir os extremos, vamos pegar o número 1/2 que é simples e se encontra no intervalo.
- Sinal para 1 < x < 4:
Análogo ao anterior, este é limitado entre 1 e 4, vamos escolher o número 2 para o teste.
- Sinal para x > 4:
Semelhante ao primeiro cálculo, este é um intervalo ilimitado e podemos escolher qualquer valor que seja maior que 4. Vamos utilizar o número 10.
.
Sintetizando estas informações obtidas, podemos ver que de a 0 a função é crescente, de 0 à 1 é ela decresce, de 1 à 4 volta a ser crescente e termina decrescente de 4 até .Escrevendo isto em notação de conjuntos ficamos com:
________________________________
Espero ter ajudado.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/27677489