Dessa forma, de acordo com o artigo: "AgroConab: Quadro de oferta e demanda indica recomposição dos estoques de arroz. Disponível em:. Conab. Gov. Br/ultimas-noticias/4132-agr. Acesso em 15 dez. 2021. Aponte, os fatores que determinam a demanda e explique (na sua opinião) o que ocorreu, segundo o artigo para "elasticidade-renda negativa do arroz. "
Respostas
Resposta:
O arroz é um alimento básico na dieta do brasileiro; contudo, o lento crescimento de seu consumo tem impactos diretos na expansão do setor. Para compreender os fatores que afetam esse consumo e suas inter-relações com outros alimentos foram estimadas, neste estudo, as elasticidades da demanda por dez alimentos nos domicílios brasileiros, utilizando dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009. Para tanto, foi aplicado o modelo Quadratic Almost Ideal Demand System (Quaids) ajustado para o problema do consumo censurado e da endogeneidade das despesas. Os resultados gerais indicam que o arroz apresenta elasticidade-dispêndio menor que a unidade. A elasticidade-renda da demanda reforça esse comportamento de bem necessário, sendo mais elevada em regiões como o Centro-Oeste e o Sudeste. O feijão é um bem complementar ao arroz, ao passo que pão e farinha de mandioca se mostraram como importantes substitutos. Por fim, os resultados encontrados podem ser úteis para dinamizar o consumo domiciliar desse produto, por meio de estratégias que reduzam o preço, com o aumento da produtividade ou alterações tributárias, ou, ainda, estratégias focadas em mercados regionais e que promovam a substituição de outros alimentos pelo cereal.
Explicação:
Resposta:
Os fatores que determinam a demanda são: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor, a quantidade de demandantes pelo bem ou serviço e o gosto ou preferência do indivíduo.
Desloca a curva de demanda para direita se: a quantidade de pessoas que podem comprar o produto aumenta; aumento de renda desta população, que não importaria se o preço do produto continuasse o mesmo ou diminuísse, cresce o desejo de comprar mais; aumento de preço do bens ou serviços do concorrente; campanha de marketing bem-sucedida, investir em propagandas para aumentar o desejo de consumo dos demandantes e ainda mudança de hábitos de consumo, se a preferência do consumidor mudasse devido o bem ou serviço lhe proporcionasse algum benefício em detrimento de outro.
Da mesma forma para o deslocamento da curva de demanda para esquerda há de se considerar os fatores a seguir: diminuição da população que pode comprar aquele bem ou serviço; diminuição na renda; diminuição do preço do mesmo bem ou serviço ofertado pelo concorrente; campanha de marketing mal sucedida; mudança de hábito/preferência pelo bem ou serviço. Além do menor consumo, contribuirão para o aumento dos estoques as perspectivas de elevação da produção e queda das exportações.
Explicação: