Respostas
Durante a gestação, algumas infecções podem passar da mulher ao feto em desenvolvimento. É muito importante identificar e tratar essas infecções em recém-nascidos. Os exames pré-natais abrangem vários testes, entre eles um teste de rastreamento de TORCH, também conhecido simplesmente como teste TORCH. O teste TORCH também é feito em recém-nascidos.
O rastreamento de TORCH é um teste que examina a presença de:
toxoplasmoserubéolacitomegalovirusherpes simplexHIVQuando inclui também o teste para sífilis, recebe o nome de teste de TORCHS.
Embora seja um teste realizado, geralmente, em recém-nascidos, é também solicitado às mulheres que têm sintomas de qualquer uma dessas doenças durante a gravidez. Essas doenças, em particular, podem atravessar a placenta e causar defeitos congênitos. Os recém-nascidos infectados com uma dessas doenças podem nascer com catarata, surdez, retardo mental, defeitos cardíacos, convulsões, icterícia ou níveis baixos de plaquetas.
O teste em si pesquisa anticorpos contra essas doenças e pode informar se um indivíduo foi infectado recentemente, se teve a infecção no passado ou se nunca foi exposto à infecção.
Foram desenvolvidos novos testes para essas infecções, que são mais sensíveis e específicos que o TORCH. Como consequência, o teste para o grupo TORCH está se tornando cada vez menos comum. Os anticorpos podem levar semanas para se desenvolver e, como o teste se baseia em anticorpos, o diagnóstico pode ser tardio.