Analise as sentenças a seguir, indicando se estão certas (C) ou erradas (E), ao lado de cada frase.
a)O ôo das palavras não é mais acentuado. A forma correta é zoo, sem acento.
b)O acento diferencial foi excluído. Mantém-se apenas nas palavras abaixo, para distinguir uma da outra que se grafa de igual maneira: pôde / pode , pôr / por ,vem / vêm , tem / têm . Assim temos; pelo, para, pera.
c)Não acentuamos mais os ditongos éi, ói e eu de palavras oxítonas. Por essa razão, grafa-se heroi, aneis,.
d)Na nova regra do hífen, quando um prefixo terminar com a mesma vogal que iniciar a palavra seguinte, utiliza-se o hífen para separá-las. A forma correta é micro-ondas, com hífen.
e)Não se utiliza mais o hífen quando o prefixo terminar por uma vogal diferente daquela que iniciar a palavra seguinte. Assim, tem-se infraestrutura.
f) O acento diferencial foi excluído. Mantém-se apenas nas palavras abaixo, para distinguir uma da outra que se grafa de igual maneira: pôde / pode , pôr / por ,vem / vêm , tem / têm . Assim temos; pelo, para, pera.
g) Não se usa mais o trema, sinal colocado sobre o u para indicar que ela deve ser pronunciada como em : frequente, tranquilo, linguiça.
h)O uso do hífen permanece em palavras que designam espécies botânicas e zoológicas, como em beija-flor, couve-flor, erva-doce, bem-te-vi.
i) O acento diferencial foi excluído. Mantém-se apenas nas palavras abaixo, para distinguir uma da outra que se grafa de igual maneira: pôde / pode , pôr / por ,vem / vêm , tem / têm . Assim temos; pelo, para, pera.
j)Não se usa mais hífen em palavras compostas que, pelo uso, perdeu-se a noção de composição. Como em paraquedas, parachoque,parabrisa.
k)Não são mais acentuadas as palavras paroxítonas com ditongos abertos ei , oi . Temos então; assembleia,plateia,ideia, jiboia.
Respostas
Resposta:
a) a)O ôo das palavras não é mais acentuado. A forma correta é zoo, sem acento. (C)
b)O acento diferencial foi excluído. Mantém-se apenas nas palavras abaixo, para distinguir uma da outra que se grafa de igual maneira: pôde / pode , pôr / por ,vem / vêm , tem / têm . Assim temos; pelo, para, pera. (C)
c)Não acentuamos mais os ditongos éi, ói e eu de palavras oxítonas. Por essa razão, grafa-se heroi, aneis,.(E)
d)Na nova regra do hífen, quando um prefixo terminar com a mesma vogal que iniciar a palavra seguinte, utiliza-se o hífen para separá-las. A forma correta é micro-ondas, com hífen. (C)
e)Não se utiliza mais o hífen quando o prefixo terminar por uma vogal diferente daquela que iniciar a palavra seguinte. Assim, tem-se infraestrutura. (C)
f) O acento diferencial foi excluído. Mantém-se apenas nas palavras abaixo, para distinguir uma da outra que se grafa de igual maneira: pôde / pode , pôr / por ,vem / vêm , tem / têm . Assim temos; pelo, para, pera.(C)
g) Não se usa mais o trema, sinal colocado sobre o u para indicar que ela deve ser pronunciada como em : frequente, tranquilo, linguiça.(C)
h)O uso do hífen permanece em palavras que designam espécies botânicas e zoológicas, como em beija-flor, couve-flor, erva-doce, bem-te-vi.(C)
i) O acento diferencial foi excluído. Mantém-se apenas nas palavras abaixo, para distinguir uma da outra que se grafa de igual maneira: pôde / pode , pôr / por ,vem / vêm , tem / têm . Assim temos; pelo, para, pera. (repetiu)
j)Não se usa mais hífen em palavras compostas que, pelo uso, perdeu-se a noção de composição. Como em paraquedas, parachoque,parabrisa. (E)
k)Não são mais acentuadas as palavras paroxítonas com ditongos abertos ei , oi . Temos então; assembleia,plateia,ideia, jiboia. (C)