Medicamentos do dia a dia que contém substâncias proibidas no exame antido - ping,caderno ou papel almaço
Respostas
Alguns medicamentos do dia a dia que contêm substâncias proibidas pelo exame antidoping são:
- Neosaldina (para dor de cabeça);
- Rinofluimucil (combate a congestão nasal);
- Onsuldil (tratamento da dispneia);
- Micronor (anticoncepcional);
- Trofodermin (anticoncepcional).
Doping
É o nome dado a substâncias proibidas, usadas por atletas para melhorar seu desempenho em competições. Elas são ilícitas justamente por serem uma maneira desonesta de obter vantagem frente aos outros esportistas, além de gerarem efeitos colaterais perigosos à saúde.
Estimulantes
Atuam no sistema nervoso central, estimulando o metabolismo e o sistema cardíaco, permitindo um aumento do rendimento do atleta. O estimulante é perigoso porque aumenta a pressão arterial, desregula os batimentos cardíacos e gera alucinação.
Diuréticos
São substâncias que aumentam a produção e a eliminação de urina, sendo usadas para eliminar outras substâncias ilícitas e ajudar na perda de peso. Causam: doenças renais, desidratação, diminuição da quantidade de sangue e mudanças no ritmo cardíaco.
Agentes anabólicos
Criados a partir da testosterona, são usados para fazer os músculos crescerem, aumentar as células vermelhas (e, portanto, a oxigenação no sangue). O agente anabólico causa: aumento do colesterol, hipertensão arterial, esterilidade, engrossamento da voz, entre outros males.
Agentes Narcóticos
Atuam no sistema nervoso central, diminuindo a sensação de dor, ajudando o atleta a apresentar um alto rendimento. O agente narcótico tem como consequência: alteração da frequência cardíaca e da respiração, depressão, sono, enjoos, desequilíbrio, entre outros.
Para saber mais sobre doping, acesse: brainly.com.br/tarefa/22178203