• Matéria: Biologia
  • Autor: marianawereydes
  • Perguntado 3 anos atrás

A teoria endossimbiotica foi proposta por Lynn Margulis em 1981. Essa teoria explica como os cloroplastos e as mitocôndrias surgiram. Descreva a teoria e cite uma caracteristica comum a essas organelas que apoie seus argumentos.​


Anônimo: Olá, Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, atividade mapa, resumos, redações, relatório de aula prática, trabalhos escritos, potifólios, resolução de atividades, resumos entre outros. Se quiser me chama no w hatsapp (88) 9 9376825 5
OBS: Para trabalhos futuros, salve o contato.

Respostas

respondido por: joaoblneto13
2

Resposta:

Explicação:

A teoria endossinbiótica descreve o provável início de uma relação de mutualismo entre células ancestrais e 2 outros estruturas, mitocôndrias e plastídios.

Ela descreve como o fato de essas 2 estruturas exercerem funções benéficas para outras células fez com que essa relação surgiu. A mitocôndria ao gerar ATP(energia no formado de trifosfato de adenosina) a partir de glicose, e os plastídios pelo seu papel fundamental na sua capacidade de gerar alimento(glicose) a partir de gases inorgânicos e luz UV.

Entre as características que apoiam essa teoria temos:

Ambas possuem DNA livre próprio, capacidade de autoduplicação e de síntese de algumas das suas proteínas.

A mitocôndria ainda possui uma dupla camada em sua membrana, fruto de possíveis endocitoses, característica que se manteve ao longo da evolução dessa simbiose.

Ela é benéfica tanto para as células, que recebem energia na forma de  ATP pelas mitocôndrias, quanto para as 2 estruturas citadas,  pois dentro das células encontram um ambiente propicio para sua sobrevivência e sua "disseminação".

Perguntas similares