Respostas
Resposta:
No Níger, país da África Ocidental, o jovem Amsy e sua família são escravos de uma família de tuaregues, povo nômade que transita por vários países do deserto do Saara, Argélia, Mali, Líbia, Burkina Faso, Chade, Mauritânia e Níger. Numa manhã, quando catava gravetos para a mãe acender o fogo e preparar a refeição dos donos, antes mesmo do sol nascer, um homem desconhecido chega até o garoto e propõe levá-lo para a cidade, onde poderia ser livre. Amsy fica confuso: o que fazer? Escolher a liberdade ou a família? Continuar escravo ou ter a oportunidade de encontrar a irmã, que tinha sido vendida? E seus pais, seriam também libertados? É o momento em que o menino terá de tomar a decisão mais importante de sua vida. Amsy terá de lutar muito, porque o caminho da liberdade é duro para quem nunca soube senão se calar e obedecer.
Mostrando, como pano de fundo, a situação político-cultural do país africano, Dominique Torrès nos faz acompanhar a intensa trajetória do protagonista, trazendo para perto de nós questões que nos parecem muito distantes. Com ilustrações feitas de recorte e colagens de fotografias e efeitos digitais, os jovens leitores vão se emocionar não apenas com a bela escrita da autora, mas também com a história, que nos faz conhecer alguns graves problemas que atingem muitas pessoas ainda na atualidade.
*Explicação:*
Para quem vive em países democráticos, a escravidão é um horror que acabou há mais de um século. Difícil imaginar que, em pleno século XXI, ainda existam lugares no mundo em que ela persista. É isso o que revela o comovente romance 'Você é livre!', da jornalista e humanista francesa Dominique Torrès, lançado agora no Brasil pela Autêntica Editora, com tradução de Maria Valéria Rezende e ilustrações de Christiane Costa. Um romance-reportagem que instiga a reflexão sobre o próprio sentido de liberdade.