Respostas
Resposta:
O Realismo é um movimento artístico amplo e com grandes representações na literatura, mediante obras como as de Gustave Flaubert e Machado de Assis.
Gustave Flaubert foi o escritor da primeira obra considerada realista: “Madame Bovary”
Gustave Flaubert foi o escritor da primeira obra considerada realista: “Madame Bovary”
O Realismo é um movimento artístico amplo que se apresenta contra os arroubos sentimentais e idealistas do Romantismo. A busca pela objetividade é a principal bandeira dos realistas. Na literatura, autores como Gustave Flaubert, Eça de Queiroz, Antero de Quental e Machado de Assis são considerados grandes representantes do movimento.
Características
O Realismo tem como principais características:
Objetividade: Opondo-se ao excesso de subjetividade presente nas obras românticas, cheias de idealizações, os autores realistas buscavam representar a realidade exatamente como ela era, sem fantasiá-la.
Correção e clareza de linguagem: Para os realistas, usar uma linguagem direta e objetiva era fundamental para manter o ideal de representar a realidade verdadeiramente. Por isso, não é comum nas obras desse movimento, por exemplo, descrições vagas ou imprecisas.
Contenção emocional: Ainda vislumbrando o ideal da objetividade, não era interessante para os autores realistas apresentarem obras com forte teor sentimental, com idealizações do amor ou da amada. Tal
Explicação: