Respostas
Resposta:
Enchentes são um fenômeno hídrico natural, como também sazonal, que pode ser potencializado pela intervenção antrópica no meio ambiente, sobretudo o urbano. As enchentes ou cheias ocorrem quando há a elevação do nível de água no canal de drenagem do rio, dado pelo aumento da vazão, atingindo a cota máxima do canal. O aumento da vazão pode estar relacionado a fatores como índice pluviométrico alto, rompimento de barragens, mudança de cursos de afluentes ou fenômenos como as "tromba d'água". Nesse momento, há transbordamento da água, que escoa para as áreas além da margem, formando zonas alagadas.
Nas grandes cidades, ou cidades que margem leitos de rios, a falta de um anterior planejamento urbano adequado e que respeitasse as eventualidades da natureza encontra nas enchentes um problema reprisado anualmente e refletido em catástrofes anuais, em especial nas estações mais chuvosas (primavera/verão). Atualmente, as enchentes causam incontáveis prejuízos, sendo os mais recorrentes: Inundação de residências e vias públicas. - Perdas materiais – móveis, danificação de automóveis, objetos, etc. - Proliferação de doenças – malária, hepatite A, febre amarela, leptospirose, entre outras. Além disso, há ocorrência de deslizamentos em áreas marginais, com desmoronamento de obras públicas e imóveis privados, perda de objetos em geral como eletrodomésticos, mobília e equipamentos de trabalho, gerando inúmeras perdas para as economia localmente atingidas.
É necessário que políticas públicas de preservação e recuperação dos leitos de rios sejam adotadas, pois a vivência no antropoceno tem revela que o "homem é o lobo do homem", no quesito destruição da natureza e sofrimento de consequências. É hora da sociedade repensar por quais motivos as tragédias ligadas às enchentes são tão recorrentes. A natureza precisa ser cuidada.
Explicação: