• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jamic1hel4ianepinh
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia o fragmento do texto a seguir:“[...]Constatar que a alfabetização de adultos até por volta da década de 1930 foi concebida como “aquisição de um sistema de código alfabético, tendo como único objetivo instrumentalizar a população com os rudimentos de leitura e escrita”MOURA, T. M. de M. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Maceio: Edufal, 1999.Considerando o fragmento do texto transcrito acima, bem como as concepções abordadas no livro-base da disciplina, analise as afirmativas acerca da concepção instrumental a qual também norteou a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, sobretudo na década de 1930:I. O analfabeto não era visto como um ser sem cultura.II. Na concepção instrumental, o educador não era reconhecido como profissional da educação, pois faltava política voltada à sua formação.III. O ensino da EJA, na concepção instrumental, era diferenciada das práticas realizadas com as demais modalidades de educação, sobretudo com crianças.IV. O analfabeto era visto como uma tábua rasa a ser preenchida, socialmente visto como um ser ignorante e desprovido de cultura.Estão corretas as afirmativas:AAfirmativas I, II e IV.BAfirmativas I e II.CAfirmativas II e IV.DAfirmativas II e III.EAfirmativas III e IV.

Respostas

respondido por: DeboraOno
0
Resposta correta A: I, II e IV.

I. O analfabeto não era visto como um ser sem cultura.
II. Na concepção instrumental, o educador não era reconhecido como profissional da educação, pois faltava política voltada à sua formação
IV. O analfabeto era visto como uma tábua rasa a ser preenchida, socialmente visto como um ser ignorante e desprovido de cultura.
Perguntas similares