Respostas
Resposta:
1-Observação
A observação é feita de diferentes formas. Desde observar um raio caindo em uma árvore e provocando fogo, até mesmo uma observação microscópica de uma colônia de bactérias. O pesquisador observa um fenômeno e posteriormente inicia os questionamentos dos possíveis motivos que levaram aquilo a acontecer.
2-Questionamento
Nessa fase o cientista elabora uma série de perguntas sobre as possíveis razões que provocaram o tal fenômeno observado.
3-Hipóteses
O pesquisador deve então levantar hipóteses, ou possíveis respostas para os questionamentos da fase anterior. Desse modo, ele tem uma base para começar a experimentação e tentar replicar o fenômeno.
4-Experimentação
Nessa etapa, o cientista busca na teoria e na prática comprovar ou negar suas teorias e hipóteses e acima de tudo, poder replicar o fenômeno observado. Ele deve determinar etapas para esse procedimento e também buscar na literatura se há outros experimentos parecidos.
5-Análise dos Resultados
Analisar os resultados envolve uma observação acerca da fase anterior e se ela comprovou ou não a sua teoria. Com os dados coletados, o cientista pode comparar com outros dados da literatura e ver se sua experimentação foi bem sucedida.
6-Conclusão
O cientista deve olhar para a pesquisa como um todo e entender se sua hipótese sobre o fenômeno observado, pode ser comprovada e replicada na prática.
Se não comprovar, ele deve procurar respostas sobre o por que aquilo não pode ser feito, se houveram falhas durante o processo e se há algumas sugestões de melhorias para pesquisas futuras.
Explicação: