Respostas
Resposta:
Eu nunca lí o livro mas acho que é esse
Explicação:
Jean Valjean chegou a cidade francesa de Digne como forasteiro, lá ninguém o conhecia.
Como qualquer forasteiro com uma aparência miserável Jean Valjean não foi recebido de forma grata pela cidade em geral, logo todos percebem isso pois ninguém o acolheu, foi negado até em uma cadeia. Com o fim dessa procura por comida e abrigo Jean se conformou com a fome e deitou-se em um banco de praça até uma senhora caridosa recomenda-lo a ir em uma casinha branca, a casa do Bispo da cidade.
O Bispo também conhecido como Monsenhor Benvindo, era um senhor de pura bondade. Em plenos 75 anos de vida ainda continuava a por o próximo a cima dele.
Quando Jean chegou a sua casa, a irmã do Bispo e a criada ficaram assustadas com a aparência dele, porém Monsenhor continuava com o mesmo olhar que sempre fazia. Sem mais de longas Jean começou a se explicar e disse como teria chego ali. Disse também sobre seu passado, nunca antes mencionado.
Então sua expressão, sombria e dura foi tomada por surpresa, dúvida e alegria quando o Bispo o-recebeu com comida e uma cama com roupas limpas.
Jean Valjean era um homem com um passado triste e trágico, ele pertencia a uma pobre família camponesa. Órfão de pai e mãe foi criado por uma irmã mais velha, casada com sete filhos após ficar viuva aos vinte e cinco anos passou por crises financeiras o que levou a família a ficar sem pão então Valjean foi até a padaria para pegar pães para a família assim foi condenado a cinco anos nas galés (barco movido por remos que eram remados por condenados) após tentar fugir inúmeras vezes sua pena aumentou até cumprir dezenove anos.
Assim, ao acordar de madrugada na casa do Bispo pensou nos talheres e na concha de prata. Seu valor era maior do que ganhara pelos dezenove anos então ele roubou e fugiu, porém na manha seguinte o Bispo recebeu o Jean Valjean algemado por policiais que o acompanhava. Bispo o livrou e disse para Jean que gastasse o dinheiro para ser um homem honesto.
Deixou a cidade como quem foge, no caminho conheceu um menino alegre porém com uma roupa em um estado miserável. O menino chamado Gervais deixou sua moeda mais valiosa cair ate rolar no pé de Jean, ele sem saber que a moeda estava de baixo de seu pé mesmo ele insistindo pela sua moeda Jean ordenou-o a ir em borá. Quando se levantou percebera o mau ato que tinha feito, tinha roubado uma moeda de uma criança pobre que provavelmente trabalhou para te-la. Jean caiu aos prantos e chorou pelo o que acabou de fazer até gritar "-Sou um miserável!"