A necessidade de proteger informações sigilosas, sempre foi uma preocupação dos profissionais da segurança da informação e, também, dos usuários. Essa preocupação se torna clara, ao longo dos anos, com a evolução dos algoritmos de criptografia justamente para atender aos requisitos dos processos tecnológicos em razão de sua evolução. Nessa evolução, podem-se destacar duas categorias de algoritmos de criptografia. A primeira está relacionada aos algoritmos clássicos, como a famosa cifra de César. A segunda relaciona-se aos algoritmos de criptografia simétricos, por exemplo, o DES (Data Encryption Standard).
Nesse contexto, explique as diferenças entre os algoritmos de criptografia clássicos e os de chave simétrica. E, considerando que os algoritmos de criptografia simétrica sucederam os algoritmos clássicos, demonstre quais são as vantagens da adoção dos algoritmos de criptografia simétrica em relação aos algoritmos clássicos.
Respostas
respondido por:
4
Os algoritmos clássicos possibilitam que um humano que saiba a chave decifre-os facilmente. Algoritmos simétricos, usam bits tendo uma gigante quantidade de possibilidades para criptografia, tornado o conteúdo mais seguro; Ex criptografia com chave de 128bits (16 caracteres) equivale a 128 combinações diferentes para criptografar um dado qualquer.
A criptografia simétrica é sem dúvida um meio bem mais seguro de ocultar dados. O protocolo Http usa esse tipo de criptografia para tornar a comunicação do cliente/servidor segurar, já que os pacotes podem ser interceptados, um software que faz isso é o Wireshark. Em sites sem Http é possível capturar o login/senha enviadas capturando e analisando pacotes.
solangeabranches:
obrigada
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás