• Matéria: Português
  • Autor: mirella465529
  • Perguntado 3 anos atrás

O homem da favela
Doutor Levi da platão no hospitaldos Operários, que fica perto de uma favela.Ele é meio conhecido na favela porque sobe o morro de vez em quando, e visita médica á Associação dos Deficientes Visuais. Mesmo assim, já foi assaltado nove vezes, sempre de manhã, quando está saindo do pátio em seu carro. Por causa disso, Dr. Levi anda prevenido. Não compra revólver, mas, ao deixar o plantão, já vem com a chave do carro na mão, passos rápidos, abre a porta, entra depressa, liga o motor, engrena a marcha, acelera e dispara. Não se preucupa com os malandros que tentam abordá-lo na estrada.
A neblina prejudica a visão do médico nessa manhã inverno. Ele aperta o dispositivo de água, liga o limpador que faz o semicírculo com seu rastro no para-brisa.Vê no meio da estrada, ainda distante, pedestre que finge embriaguez. O marginal está um tanto desnorteado, meio aéreo, andando sem rumo, em ziguezague. Parece trazer porrete na mão.
Dr. Levi será obrigado a diminuir a aceleração e reduzir a marcha. Se o mau elemento continuar na pista, terá de freiar. Se parar, poderá ser assaltado pela décima vez. O carro se aproxima do malandro.

a)Copie em seu caderno as palavras usadas para se referir ao Dr. Levi e as usadas para se referir á personagem que ele encontra no caminho.

b)O uso dessas diferentes palavras ajuda o leitora a saber mais sobre as personagens?

c)Se o narrador tivesse optado por apenas um mesmo substantivo para fazer referência ás duas personagens, faria diferença no texto?

Respostas

respondido por: ariellidottobelli
0

Resposta:

a)As palavras que foram usadas pelo narrador para se referir ao Dr. Levi foram: "médico", "cirurgião" e "profissional".

b) e c) Sinto muito não sei essas duas

Perguntas similares