Respostas
Resposta:
O capitalismo iniciou sua formação nos séculos finais da Idade Média, quando paulatinamente as formas artesanais de trabalho – concentradas principalmente nas corporações de ofício – foram dando lugar a uma divisão social trabalhista pela qual alguns mestres-artesãos passaram a ter a propriedade das ferramentas e matérias-primas, levando-os a assalariar pessoas que com seu trabalho produziam as mercadorias. Era o início da ruptura com a forma de organização social baseada na servidão entre senhores e servos.
Resposta:
O capitalismo é um sistema econômico que está baseado na propriedade privada dos meios de produção e tem como principais objetivos o lucro e a acumulação de riquezas. Este é o sistema mais adotado no mundo atualmente.
No sistema capitalista, os meios de produção e de distribuição são de propriedade dos capitalistas, que empregam os trabalhadores, o proletariado. Os proletários ganham um salário em troca do trabalho desempenhado.
Os meios de produção podem ser as máquinas, a terra e as indústrias, por exemplo. A função dos meios de produção é gerar renda, que será utilizada para pagar o salário dos trabalhadores e os custos da atividade e por fim, o lucro do capitalista.
Principais características do capitalismo:
Controle privado dos meios de produção (bens necessários à produção, como instalações fabris, máquinas e ferramentas).
Propriedade privada, seja de bens tangíveis, como imóveis, seja de bens intangíveis, como as ações de uma empresa.
Sociedade dividida em classes sociais, que são grupos determinados principalmente pelo fator propriedade (ou ausência de propriedade).
Economia de mercado, que funciona através do princípio da oferta e da demanda ("lei do mercado"). A ideia é que o mercado se autorregule, com pouca intervenção do Estado.
Definição dos preços através do próprio mercado, formado pelas interações entre compradores e vendedores de mercadorias.
Livre competição entre agentes econômicos individuais, que agem a partir de seus próprios interesses.
Produção com vistas à obtenção do lucro.
Liberdade de escolha na produção, no investimento e no consumo.
Como funciona o capitalismo?
O capitalismo é dividido em duas classes, formadas pelos capitalistas e pelos proletários. Os capitalistas são os detentores dos meios de produção e empregam os proletários a fim de obter lucros e acumular riquezas. Os proletários, ou trabalhadores, detêm apenas a sua força de trabalho e precisam vendê-la para os capitalistas em troca de um salário.
Os produtos produzidos no sistema capitalista são comercializados no mercado e o preço desses bens é determinado pela Lei da Oferta e Procura. O capitalismo propõe um mercado livre, isto é, sem a interferência do Estado.
No capitalismo, o Estado tem como uma das principais funções a garantia da propriedade privada. Dessa forma, os capitalistas podem usar seus meios de produção - terras, maquinários, etc. - para a obtenção de lucros.
Em um sistema capitalista há uma busca pela maximização dos lucros e acumulação das riquezas. Para tanto, é comum que os capitalistas elevem os preços e reduzam seus custos tanto quanto possível.
Origem e desenvolvimento do capitalismo
O capitalismo se inicia na Europa, no século XV, com o final do feudalismo - sistema de produção vigente durante a Idade Média na Europa Ocidental. Desde então, esse sistema econômico sofreu profundas mudanças e as diferentes características que adotou ao longo do tempo determinam sua divisão em diferentes fases: o capitalismo comercial, industrial e financeiro.
Capitalismo comercial (século XV - XVIII)
Também chamada de fase pré-capitalista, é caracterizada pelo sistema de produção mercantil (mercantilismo). Nesse sistema o Estado tinha o controle da economia e adotava medidas protecionistas. Os países buscavam a riqueza a partir da acumulação de metais preciosos, e para isso buscavam que suas exportações fossem maior que suas importações.
Capitalismo industrial (século XVIII - XIX)
Inicia-se com a Revolução Industrial na Inglaterra, que provocou a mudança de um modo de produção manufatureiro para a produção industrial. A partir dessa fase adota-se uma concepção liberal para a economia - com pouca intervenção do Estado.
Capitalismo financeiro (a partir do século XX)
Iniciado após a Segunda Guerra Mundial, corresponde ao período da economia capitalista em que o comércio e a indústria são controlados pelos grandes grupos empresariais e instituições financeiras. É fase do capitalismo em que estamos hoje.