As análises da ciência geográfica até então haviam se transformado de uma Geografia dos Lugares e do reconhecimento territorial com o cunho nacionalista, para uma “Geografia dos Números”. Porém, essa “nova” Geografia não dava conta da dimensão política e da potência social que a Geografia, enquanto uma ciência do Espaço Geográfico, proporcionaria para quem se apropriasse de suas categorias e conceitos para desenvolver uma práxis social – até mesmo revolucionária – na concretude. Aproveitando o crescimento da teoria marxista nas outras áreas afins das Ciências Humanas como na Sociologia e na História, este novo momento inaugura uma Geografia Nova de fato, pois passaria a analisar e expor os números por outro prisma para além do positivismo lógico e, muitas vezes, neutralizado pelo momento político conflituoso que alguns países atravessavam.
O texto-base da questão apresenta uma breve retomada na História do Pensamento Geográfico, apontando para os principais pontos de continuidade e descontinuidade que culminam em uma nova corrente, desenvolvida a partir da década de 1970. Esta corrente de pensamento geográfico é conhecida como
Alternativas:
a)
Geografia Urbana.
b)
Geografia Rural.
c)
Geografia Agrária.
d)
Geografia da Percepção.
e)
Geografia Crítica.
Respostas
respondido por:
1
Esta corrente de pensamento geográfico é conhecida como geografia crítica. O que é mostrado na alternativa E.
Pensamento geográfico: Geografia crítica
A geografia crítica é voltada à análise do espaço cultural, ou seja, ao espaço que foi construído pelo ser humano, além de todas as relações sociais, como por exemplo:
- campos X cidade.
Na geografia crítica visa-se romper com a ideia de neutralidade científica, com o objetivo de fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista.
Saiba mais sobre geografia em:
https://brainly.com.br/tarefa/5380736
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás